Sentidos do trabalho docente em meio às disputas por um projeto de escola pública: dilemas, desafios, entraves e possibilidades.
Abstract
Esta pesquisa é realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Programa de Nível Superior. Debruça-se sobre o professor da
educação básica, com o objetivo de compreender os sentidos do trabalho
docente constituídos por professores da educação básica, em meio às disputas
por um projeto de escola. Justifica-se pertinente a partir da ideia base de que a
condição da produtividade do trabalho como forma e conteúdo determinante e
instigante em entender os procedimentos produzidos e reproduzidos teórico e
historicamente, na materialidade política e na essência do trabalho
condicionantes que educam, formam e instruem o educador. O materialismo
histórico dialético é assumido como ontologia e epistemologia para o
desenvolvimento e análise do objeto em investigação. Articula as abordagens
metodológicas quantitativas e qualitativas, apresentadas em quatro etapas: Na
primeira, um estudo sobre o trabalho docente, o projeto de escola e os sentidos
e significados, partindo de uma revisão literária em teses e dissertações.
Posteriormente aborda a literatura sobre as disputas pelo trabalho, a função
docente e o projeto de sociedade nas teorias clássicas e históricas que
perpassam o pensamento pedagógico contemporâneo e os paradigmas sociais
da educação. A terceira etapa realiza uma pesquisa documental delineando o
projeto de educação pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal,
sistematizando uma compreensão das teorias, pensamentos e a função social
que o fundamentam. E por último, realiza-se, por via da amostragem
bola de neve, 25 entrevistas com professores para apanhar os sentidos do
trabalho docente pelos professores da educação básica. Na análise
compreende-se as multideterminantes econômicas, políticas, sociais e culturais
que constituem as disputas por um projeto de escola e os sentidos do trabalho
docente, contextualizando a natureza, os processos, as caracterizações e as
categorias que compõem o trabalho docente. Foram apanhados sentidos do
trabalho docente, revelados como afetivos; políticos; de valorização e
desvalorização; humanizadores e desumanizadores; singularidades docentes,
organicidade do trabalho e esvaziamento do sentido do trabalho. Estes são
fomentados pela estrutura da produção das relações sociais, conduzidos por
sentimentos mórbidos, operando sob os impulsos das disputas dos sentidos do
trabalho na matéria social da universalidade do ser social na sociedade
capitalista. A discussão se encerra em torno de algumas considerações sobre a
categoria docente, a centralidade do conhecimento no trabalho e a constituição
do ser professor, com o intuito de contribuir com o debate para os professores
e professoras que constroem um projeto de escola pública sob a perspectiva
humanizadora, transformadora e emancipatória.
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