Mostrar el registro sencillo del ítem
Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos.
dc.creator | Rosa, Glediane Saldanha Goetzke da | |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T23:20:28Z | |
dc.date.available | 2021-05-27 | |
dc.date.available | 2021-05-27T23:20:28Z | |
dc.date.issued | 2020-08-18 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Glediane Saldanha Goetzke da. Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos. 2020. 169f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas., 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7582 | |
dc.description.abstract | This research arose from the need to contribute to the training of teachers with an emphasis on teaching self-regulation in favor of writing texts, since in recent years the school has presented high failure rates, mainly in third-year classes. The focus was to analyze the effects of an intervention project directed at continuied education, carried out with 6 teachers from the 2nd to the 5th year of elementary school at a state public school in the city of Pelotas / RS. From the theoretical-practical development, teachers were given an educational intervention carried out under the theoretical bases of selfregulation of learning organized in three stages. Stage 1: Literacy process and organization of pedagogical work: teaching performance, for the formative study and planning of initial writing activities. Stage 2: Self-regulatory processes for teaching essay writing: continuied education in service, with a focus on studies centered on specificities of work with written text production. Stage 3: Reflective process: evaluation of the practice of continued education for writing texts, aimed at analyzing the advances and difficulties encountered in relation to the practice of teaching and writing texts after continued education. The data for analysis were collected through reflective writing, audio recordings and interviews. From the discursive textual analysis, results were visualized on four categories: I) Systematization of Self-regulatory Processes; II) Effects on motivation for teaching; III) Teaching learning and its influence on the social and physical contexts of professional performance; IV) Resignification of the teaching staff: Effects on pedagogical practice. From the discussion of the categories, it was noticed throughout the pedagogical intervention that the participants started to feel more confident about the construction of their knowledge regarding to teaching skills, developing the pedagogical practice from a cyclical and multidimensional process, which potentiated the good results in relation to the construction of autonomy and professional practice concerning to text writing. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da escrita de textos | pt_BR |
dc.subject | Self-regulation of learning | pt_BR |
dc.subject | Continuied teacher education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Teaching text writing | pt_BR |
dc.title | Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher Qualification: Self-Regulation of Learning for Teaching Text Writing. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7008288687138242 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3997773314507845 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa surgiu da necessidade de contribuir com a formação de professores com ênfase no ensino da autorregulação em prol da escrita de textos, uma vez que a escola apresentou nos últimos anos elevados índices de reprovação principalmente em turmas de terceiro ano. Teve como objetivo analisar os efeitos de um projeto de intervenção com foco na formação continuada, realizado com 6 professoras do 2° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de Pelotas/RS. A partir do desenvolvimento teórico-prático, oportunizou-se às professoras uma intervenção pedagógica realizada sob as bases teóricas da autorregulação da aprendizagem organizada em três etapas. Etapa 1: Processo de alfabetização e organização do trabalho pedagógico: atuação docente, para o estudo formativo e planejamento de atividades iniciais voltadas a escrita. Etapa 2: Processos autorregulatórios para o ensino da escrita de textos: formação continuada em serviço, com foco em estudos voltados às especificidades do trabalho com produção escrita de textos. Etapa 3: Processo reflexivo: avaliação da prática de formação continuada para a escrita de textos, com o objetivo de analisar os avanços e dificuldades encontradas em relação à prática do ensino e escrita de textos após a formação continuada. Os dados para análise foram coletados por meio de escritas reflexivas, gravações de áudio e entrevistas. A partir da análise textual discursiva, emergiram sinais de mudança a partir de quatro categorias: I) Sistematização dos Processos Autorregulatórios; II) Efeitos sobre a motivação para a docência; III) Aprendizagem docente e sua Influência sobre os contextos social e físico de atuação profissional; IV) Ressignificação do Eu docente: Efeitos sobre a prática pedagógica. A partir da discussão das categorias, percebeu-se ao longo da intervenção pedagógica as participantes passaram a se sentir mais confiantes em relação a construção de seus saberes docentes, desenvolvendo o fazer pedagógico a partir de um processo cíclico e multidimensional, o que potencializou sinais de mudança na construção da autonomia e prática profissional em relação ao ensino da escrita de textos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.