dc.creator | Rosa, Glediane Saldanha Goetzke da | |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T23:20:28Z | |
dc.date.available | 2021-05-27 | |
dc.date.available | 2021-05-27T23:20:28Z | |
dc.date.issued | 2020-08-18 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Glediane Saldanha Goetzke da. Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos. 2020. 169f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas., 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7582 | |
dc.description.abstract | This research arose from the need to contribute to the training of teachers with an
emphasis on teaching self-regulation in favor of writing texts, since in recent years the
school has presented high failure rates, mainly in third-year classes. The focus was to
analyze the effects of an intervention project directed at continuied education, carried
out with 6 teachers from the 2nd to the 5th year of elementary school at a state public
school in the city of Pelotas / RS. From the theoretical-practical development, teachers
were given an educational intervention carried out under the theoretical bases of selfregulation
of learning organized in three stages. Stage 1: Literacy process and
organization of pedagogical work: teaching performance, for the formative study and
planning of initial writing activities. Stage 2: Self-regulatory processes for teaching
essay writing: continuied education in service, with a focus on studies centered on
specificities of work with written text production. Stage 3: Reflective process:
evaluation of the practice of continued education for writing texts, aimed at analyzing
the advances and difficulties encountered in relation to the practice of teaching and
writing texts after continued education. The data for analysis were collected through
reflective writing, audio recordings and interviews. From the discursive textual analysis,
results were visualized on four categories: I) Systematization of Self-regulatory
Processes; II) Effects on motivation for teaching; III) Teaching learning and its
influence on the social and physical contexts of professional performance; IV)
Resignification of the teaching staff: Effects on pedagogical practice. From the
discussion of the categories, it was noticed throughout the pedagogical intervention
that the participants started to feel more confident about the construction of their
knowledge regarding to teaching skills, developing the pedagogical practice from a
cyclical and multidimensional process, which potentiated the good results in relation to
the construction of autonomy and professional practice concerning to text writing. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da escrita de textos | pt_BR |
dc.subject | Self-regulation of learning | pt_BR |
dc.subject | Continuied teacher education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Teaching text writing | pt_BR |
dc.title | Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher Qualification: Self-Regulation of Learning for Teaching Text Writing. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7008288687138242 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3997773314507845 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa surgiu da necessidade de contribuir com a formação de professores
com ênfase no ensino da autorregulação em prol da escrita de textos, uma vez que a
escola apresentou nos últimos anos elevados índices de reprovação principalmente
em turmas de terceiro ano. Teve como objetivo analisar os efeitos de um projeto de
intervenção com foco na formação continuada, realizado com 6 professoras do 2° ao
5° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de
Pelotas/RS. A partir do desenvolvimento teórico-prático, oportunizou-se às
professoras uma intervenção pedagógica realizada sob as bases teóricas da
autorregulação da aprendizagem organizada em três etapas. Etapa 1: Processo de
alfabetização e organização do trabalho pedagógico: atuação docente, para o estudo
formativo e planejamento de atividades iniciais voltadas a escrita. Etapa 2: Processos
autorregulatórios para o ensino da escrita de textos: formação continuada em serviço,
com foco em estudos voltados às especificidades do trabalho com produção escrita
de textos. Etapa 3: Processo reflexivo: avaliação da prática de formação continuada
para a escrita de textos, com o objetivo de analisar os avanços e dificuldades
encontradas em relação à prática do ensino e escrita de textos após a formação
continuada. Os dados para análise foram coletados por meio de escritas reflexivas,
gravações de áudio e entrevistas. A partir da análise textual discursiva, emergiram
sinais de mudança a partir de quatro categorias: I) Sistematização dos Processos
Autorregulatórios; II) Efeitos sobre a motivação para a docência; III) Aprendizagem
docente e sua Influência sobre os contextos social e físico de atuação profissional; IV)
Ressignificação do Eu docente: Efeitos sobre a prática pedagógica. A partir da
discussão das categorias, percebeu-se ao longo da intervenção pedagógica as
participantes passaram a se sentir mais confiantes em relação a construção de seus
saberes docentes, desenvolvendo o fazer pedagógico a partir de um processo cíclico
e multidimensional, o que potencializou sinais de mudança na construção da
autonomia e prática profissional em relação ao ensino da escrita de textos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frison, Lourdes Maria Bragagnolo | |