A Formação Continuada Docente nas Escolas em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino de São José (SC): uma Educação Integral é possível?.

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Data
2020-01-28Autor
Magalhães, Nadja Regina Sousa
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No cenário educacional brasileiro, as políticas para a educação integral têm sido
discutidas em redes de ensino de nível federal, estadual e municipal, por meio do
desenvolvimento de ações que ampliam as possibilidades de pensar sobre a formação
continuada de professores e sobre tempos e espaços ampliados com qualidade, para
vislumbrar uma formação humana integral. Através desta pesquisa, abordamos a
iniciativa municipal de formação continuada para docentes de escolas em tempo
integral da cidade de São José, em Santa Catarina. As políticas de indução da
educação integral iniciaram no município em 2009, e se desenvolveram quando o
governo vigente à época instituiu o Decreto nº 37.352/2012, que regulamentava a
implantação da escola em tempo integral para o Ensino Fundamental, por meio do
qual se ampliou a jornada de professores e estudantes em três escolas-piloto,
indicando mudanças no currículo e nas formas de ampliação do tempo, dos espaços
e das práticas pedagógicas, bem como o investimento em ações de formação
continuada, para atender às necessidades dessas instituições de ensino. As análises
da pesquisa foram abordadas a partir do seguinte problema: a perspectiva de ensino
posta em prática na Rede Municipal de Educação de São José/SC por meio das ações
de formação continuada, entre os anos de 2009 a 2013 e de 2016 a 2017, primou por
uma educação integral e pela formação de um sujeito emancipado? Apontamos como
objetivo geral: analisar as ações previstas e as realizadas nas formações continuadas,
para compreender a construção, a consolidação e a permanência da política indutora
de educação integral no município de São José/SC, entre os anos de 2009 a 2013 e
de 2016 a 2017. Esta pesquisa realizou uma revisão de literatura de abordagem
qualitativa, com a análise de teses e dissertações dos últimos dez anos, bem como
de documentos que tratam da educação integral e do tempo integral, em nível nacional
e municipal, e dos documentos referentes às formações continuadas dos anos de
2009 a 2013 e de 2016 a 2017. Para o aporte teórico da pesquisa, as ideias de
Gramsci (1989, 1991, 1999, 2004) nos possibilitaram discutir a compreensão de
educação e formação integral do sujeito em um contexto pedagógico. Para a análise
das políticas educacionais, utilizamos os seguintes autores: Libâneo (2009), Saviani
(2013) e Parente (2010, 2018). No campo de conhecimento do currículo,
fundamentamos as análises em Pacheco (2009, 2014), Sacristán (2013) e Thiesen
(2015). E para tratar da formação de professores, em Imbernón (2009, 2016), Nóvoa
(2009) e Gatti (2011, 2019). Em relação à educação integral e ao tempo integral, as
discussões dialogaram com Cavaliere (2007, 2009, 2010, 2014), Coelho (2009, 2013,
2014, 2016, 2018), Gadotti (2009), entre outros. Os escritos analisados mostraram
que, mesmo com as formações continuadas realizadas com professores das três
escolas em tempo integral durante os anos citados anteriormente, ainda existem
muitos desafios a serem enfrentados para efetivação de políticas permanentes de
educação integral no município de São José que primem pela qualidade do ensino,
pela valorização do trabalho docente e, sobretudo, pela emancipação humana por
meio da educação.
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