Mostrar el registro sencillo del ítem
A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado.
dc.creator | Rodrigues, Carla Simone Batista | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T23:54:40Z | |
dc.date.available | 2021-06-04 | |
dc.date.available | 2021-06-07T23:54:40Z | |
dc.date.issued | 2007-08-02 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Carla Simone Batista. A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado. 2007. 85f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7614 | |
dc.description.abstract | The research approaches the relationship between teachers of state schools and Freire’s education. In order to do that, were offered to teachers of two state schools from Canguçu/RS, one of them is urban and the other is rural, group reflection moments about their practices in an emancipatory perspective to understand the references used. It observes that these emancipatory perspectives, originated from the sense or from the qualified common sense of the teachers, are related to Freire’s education even if there is not an explicit approximation with Paulo Freire’s work. It intends showing that Freire’s work could power this emancipatory movement of the teachers as it gave more confidence of the way such workers are taking and it related aspects which appear fragmented in their speeches as a theoretical group reflection. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | State school | pt_BR |
dc.subject | Popular Education | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.title | A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado. | pt_BR |
dc.title.alternative | The public school and Paulo Freire : the meeting (re)veiled. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8775989368797612 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8345056690158725 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda a relação entre professores de escolas públicas com a pedagogia freireana. Para isso, oportunizou-se a professores de duas escolas públicas estaduais de Canguçu/RS, uma urbana e outra rural, momentos de reflexão conjunta sobre suas práticas em uma perspectiva emancipatória, a fim de entender os referenciais utilizados. Observa-se que essas perspectivas emancipatórias, originadas no bom senso ou no senso comum qualificado dos professores, relacionam-se com a pedagogia freireana mesmo que não haja uma aproximação explícita com a obra de Paulo Freire. Pretende-se mostrar que, a obra freireana poderia potenciar esse movimento emancipatório dos professores à medida que desse mais segurança do caminho que tais profissionais estão trilhando e relacionasse aspectos que aparecem fragmentados em suas falas como uma reflexão teórica de conjunto. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kieling, José Fernando |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.