Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Carla Simone Batista
dc.date.accessioned2021-06-07T23:54:40Z
dc.date.available2021-06-04
dc.date.available2021-06-07T23:54:40Z
dc.date.issued2007-08-02
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carla Simone Batista. A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado. 2007. 85f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7614
dc.description.abstractThe research approaches the relationship between teachers of state schools and Freire’s education. In order to do that, were offered to teachers of two state schools from Canguçu/RS, one of them is urban and the other is rural, group reflection moments about their practices in an emancipatory perspective to understand the references used. It observes that these emancipatory perspectives, originated from the sense or from the qualified common sense of the teachers, are related to Freire’s education even if there is not an explicit approximation with Paulo Freire’s work. It intends showing that Freire’s work could power this emancipatory movement of the teachers as it gave more confidence of the way such workers are taking and it related aspects which appear fragmented in their speeches as a theoretical group reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectState schoolpt_BR
dc.subjectPopular Educationpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titleA escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado.pt_BR
dc.title.alternativeThe public school and Paulo Freire : the meeting (re)veiled.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8775989368797612pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8345056690158725pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda a relação entre professores de escolas públicas com a pedagogia freireana. Para isso, oportunizou-se a professores de duas escolas públicas estaduais de Canguçu/RS, uma urbana e outra rural, momentos de reflexão conjunta sobre suas práticas em uma perspectiva emancipatória, a fim de entender os referenciais utilizados. Observa-se que essas perspectivas emancipatórias, originadas no bom senso ou no senso comum qualificado dos professores, relacionam-se com a pedagogia freireana mesmo que não haja uma aproximação explícita com a obra de Paulo Freire. Pretende-se mostrar que, a obra freireana poderia potenciar esse movimento emancipatório dos professores à medida que desse mais segurança do caminho que tais profissionais estão trilhando e relacionasse aspectos que aparecem fragmentados em suas falas como uma reflexão teórica de conjunto.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Kieling, José Fernando


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples