Show simple item record

dc.creatorKrüger, Edelbert
dc.date.accessioned2021-06-07T23:59:30Z
dc.date.available2021-06-04
dc.date.available2021-06-07T23:59:30Z
dc.date.issued2007-06-06
dc.identifier.citationKRÜGER, Edelbert. O resgate histórico da função social da educação profissional brasileira, à luz do Decreto 2.208/97: um estudo do perfil socioeconômico do aluno do CEFET-RS. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7617
dc.description.abstractThis Master’s Dissertation discusses the changes in student demographics at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS that resulted from LDB nº. 9394/96 de 1996 and Decree 2208/97. This study took into account statistics published by the Census on Professional Education (Censos Educationais) conducted by MEC/INEP from 2001 through 2006. That data was cross-referenced with similar surveys conducted locally at the CEFET-RS. This work also discusses the History of Professional Education in Brazil from Colonial to Present days, including the Jesuit and Pombalina issues, Monarchy and Republic, the First Republic, the Vargas Era, the National Developmentism, the Military Government and the Democratic Transition in 1984. It also discusses public policies for professional education in Brazil, focusing on the Brazilian Professional Education Reform at the turn of the XX-XXI centuries. The major finding of this work is the substantial shift in student demographics and socio-economic profile as a result of the Brazilian Professional Education Reform. It’s characterized by a growing number of students with low-income backgrounds. Since Decree 2.208/97, two major distinct groups of students emerged: (a) the ones enrolled in technical education, typically of ow-income backgrounds, from public schools, more mature and ultimately seeking to enter the skilled labor job market and (b) the ones enrolled in non-technical education, younger, from higher-income families, seeking preparation for college education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDecreto 2.208/97pt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.titleO resgate histórico da função social da educação profissional brasileira, à luz do decreto 2.208/97: um estudo do perfil socioeconômico do aluno do CEFET-RS.pt_BR
dc.title.alternativeThe historical rescue of the social function of Brazilian professional education, in the light of decree 2.208/97: a study of the socioeconomic profile of the student of CEFET-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4032887435262879pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5731658342862947pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem como objetivo mostrar as transformações do perfil do alunado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS, decorrentes dos modelos implementados pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB nº. 9.394/96 e o Decreto 2.208/97. Também se utilizou, como fonte de pesquisa, os Censos Educacionais do MEC/INEP anos 2001 a 2006, para a Educação Profissional no Brasil, cruzando-se os dados dos mesmos com os levantados no CEFET-RS. O texto também discorre sobre a História da Educação Profissional Brasileira, abrangendo desde o Período Colonial; as questões Jesuítica e Pombalina; o Período Monárquico e o Período Republicano; a Primeira República; Era Vargas; Nacional Desenvolvimentismo; Governo Militar e a Transição Democrática de 1984 até os dias atuais. Também são abordadas algumas considerações a respeito das políticas públicas para a Educação Profissional brasileira, focando principalmente a reforma da Educação Profissional na virada dos séculos XX-XXI. São ainda apresentadas, em considerações finais, as principais deduções decorrentes da implantação da Reforma da Educação Profissional Brasileira, concluindo-se que houve novos perfis se configurando tanto no aspecto demográfico como socioeconômico e que, durante a vigência do decreto 2.208/97, a instituição CEFET-RS passou a receber dois grupos de alunos totalmente distintos: Os que procuraram o Ensino Técnico, pertenciam a uma faixa etária mais elevada, oriundos de famílias de nível socioeconômico mais baixo e eram procedentes da escola pública.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Tambara, Elomar Antônio Callegaro


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record