O resgate histórico da função social da educação profissional brasileira, à luz do decreto 2.208/97: um estudo do perfil socioeconômico do aluno do CEFET-RS.
Resumen
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo mostrar as transformações do perfil do alunado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS, decorrentes dos modelos implementados pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB nº. 9.394/96 e o Decreto 2.208/97. Também se utilizou, como fonte de pesquisa, os Censos Educacionais do MEC/INEP anos 2001 a 2006, para a Educação Profissional no Brasil, cruzando-se os dados dos mesmos com os levantados no CEFET-RS. O texto também discorre sobre a História da Educação Profissional Brasileira, abrangendo desde o Período Colonial; as questões Jesuítica e Pombalina; o Período Monárquico e o Período Republicano; a Primeira República; Era Vargas; Nacional Desenvolvimentismo; Governo Militar e a Transição Democrática de 1984 até os dias atuais. Também são abordadas algumas considerações a respeito das políticas públicas para a Educação Profissional brasileira, focando principalmente a reforma da Educação Profissional na virada dos séculos XX-XXI. São ainda apresentadas, em considerações finais, as principais deduções decorrentes da implantação da Reforma da Educação Profissional Brasileira, concluindo-se que houve novos perfis se configurando tanto no aspecto demográfico como socioeconômico e que, durante a vigência do decreto 2.208/97, a instituição CEFET-RS passou a receber dois grupos de alunos totalmente distintos: Os que procuraram o Ensino Técnico, pertenciam a uma faixa etária mais elevada, oriundos de famílias de nível socioeconômico mais baixo e eram procedentes da escola pública.
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