Difusão da perspectiva construtivista na FaE/UFPel nas (décadas de 80-90).
Resumen
O presente trabalho investiga a difusão e implantação da perspectiva construtivista
na FaE/UFPel nas décadas de 1980 e 1990, indo ao encontro das personagens e
instituições que fizeram parte daquele momento histórico e constituíram o cenário
educacional. Metodologicamente o estudo centrou-se no uso da história oral e análise documental
com a finalidade de trazer à luz as matrizes geradoras de práticas pedagógicas, pela
via do construtivismo tornando possível a compreensão da trajetória da difusão da
perspectiva construtivista na FaE/UFPel, assim colaborando na consolidação das
investigações das idéias e das práticas escolares em uma perspectiva histórica.
Este estudo apresenta os caminhos percorridos pela pesquisa, ou seja, as questões
teórico–metodológicas, uma revisão bibliográfica sobre a origem do termo
construtivismo e um breve panorama dos fundamentos do construtivismo
educacional brasileiro. Por fim, aborda a difusão da perspectiva construtivista na FaE
/UFPel, evidenciando o cenário político pedagógico da cidade de Pelotas e da
Faculdade de Educação, assim como as vertentes construtivistas que constituíram
esse momento pedagógico e que possibilitaram uma nova visão epistemológica
principalmente de como a criança aprende a ler e escrever. Nas considerações
finais, é focalizada a necessidade do desvelamento das práticas pedagógicas a fim
de provocar uma análise histórica das idéias pedagógicas que nortearam e
continuam norteando as práticas escolares, buscando elementos que nos permitam
entender o caminho que a educação vem percorrendo nas últimas décadas,
principalmente na área da alfabetização, com a difusão do construtivismo.
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