dc.creator | Tillmann, Silvana Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T00:05:20Z | |
dc.date.available | 2021-06-07 | |
dc.date.available | 2021-06-08T00:05:20Z | |
dc.date.issued | 2007-02-11 | |
dc.identifier.citation | TILLMANN, Silvana Teixeira. Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7621 | |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo verificar los efectos de una práctica pedagógica
centrada en actividades de lectura y escritura sobre la producción textual de los
alumnos. El estudio fue desarrollado en clases de Lengua Portuguesa junto a
alumnos del 8º año de la E.E.E. Medio Areal, durante el año lectivo de 2006. La
poesía, la música, la literatura y el cine formaron parte del cotidiano del aula y
sirvieron de base para el desarrollo de las actividades realizadas. Después de la
realización de ese trabajo, los textos producidos por los alumnos de los grupos 82 y
83 fueron analizados con base en categorías adaptadas de aquellas ya propuestas
por Meserani (2002): reproducción, paráfrasis, creación. Los resultados muestran
que los alumnos, que en el primer trimestre predominantemente producen textos
clasificados como reproducciones, a lo largo del año lectivo pasan a producir texto
híbrido y creación. Observo también que a lo largo del año lectivo los alumnos que
son provocados por películas, literatura, música y poesía retoman gradativamente el
proceso de leer, escribir y de buscar un perfeccionamiento en la escritura. Y esos
procesos son necesarios no sólo a la formación intelectual del ser humano, así
como, a la descubierta de la lectura de mundo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Lectura | pt_BR |
dc.subject | Cine | pt_BR |
dc.subject | Producción textual | pt_BR |
dc.subject | Práctica pedagógica | pt_BR |
dc.title | Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos. | pt_BR |
dc.title.alternative | Literatura y cine en aula de Lengua Portuguesa: - efectos sobre la lectura y la producción textual de los alumnos. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1205031150441375 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342617922616660 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de verificar os efeitos de uma prática pedagógica
centrada em atividades de leitura e escrita sobre a produção textual dos alunos. O
estudo foi desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa junto a alunos de 8ª série
da E.E.E. Médio Areal, durante o ano letivo de 2006. A poesia, a música, a literatura,
e o cinema fizeram parte do cotidiano da sala de aula e serviram de base para o
desenvolvimento das atividades realizadas. Após a realização desse trabalho, os
textos produzidos pelos alunos das turmas 82 e 83 foram analisados com base em
categorias adaptadas daquelas já propostas por Meserani (2002): reprodução,
paráfrase, criação. Os resultados mostram que os alunos, que no primeiro trimestre
predominantemente produzem textos classificados como reproduções, ao longo do
ano letivo passam a produzir texto híbrido e criação. Observo também que ao longo
do ano letivo os alunos que são provocados pelos filmes, literatura, música e poesia
retomam gradativamente o processo de ler, escrever e de buscar um aprimoramento
na escrita. E esses processos são necessários não só a formação intelectual do ser
humano, como também à descoberta da leitura de mundo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Ana Ruth Moresco | |