Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos.
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de verificar os efeitos de uma prática pedagógica
centrada em atividades de leitura e escrita sobre a produção textual dos alunos. O
estudo foi desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa junto a alunos de 8ª série
da E.E.E. Médio Areal, durante o ano letivo de 2006. A poesia, a música, a literatura,
e o cinema fizeram parte do cotidiano da sala de aula e serviram de base para o
desenvolvimento das atividades realizadas. Após a realização desse trabalho, os
textos produzidos pelos alunos das turmas 82 e 83 foram analisados com base em
categorias adaptadas daquelas já propostas por Meserani (2002): reprodução,
paráfrase, criação. Os resultados mostram que os alunos, que no primeiro trimestre
predominantemente produzem textos classificados como reproduções, ao longo do
ano letivo passam a produzir texto híbrido e criação. Observo também que ao longo
do ano letivo os alunos que são provocados pelos filmes, literatura, música e poesia
retomam gradativamente o processo de ler, escrever e de buscar um aprimoramento
na escrita. E esses processos são necessários não só a formação intelectual do ser
humano, como também à descoberta da leitura de mundo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: