dc.creator | Freitas, Lígia Beskow de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T19:11:29Z | |
dc.date.available | 2021-06-08 | |
dc.date.available | 2021-06-08T19:11:29Z | |
dc.date.issued | 2007-08-20 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Lígia Beskow de. Sobre a fossilização e o papel da atenção no processo de aquisição de inglês como língua estrangeira (um estudo de caso). 2007. 85f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7633 | |
dc.description.abstract | Errors are an important source of information about the acquisition process of a
foreign language. According to Selinker & Lakshimanan (1993), a fossilized
structure is the long term persistence of plateaus of non-target-like structures in the
interlanguage of non-native speakers. This is a natural phenomenon which can
also be observed in fluent speakers’ output. In this case study, I analyze fossilized
oral productions found in the speech of an adult, advanced learner of English as a
foreign language, whose mother tongue is Portuguese. Besides, I describe and
evaluate the implementation of a proposal based on tasks (Nunan, 1991 and
Robinson, 2005) that focus the learner’s attention on the form. Metacognitive
strategies were also used to focus on the learning process and on its evaluation.
Results show that language transfer is one of the factors in the learner’s
interlanguage that leads to fossilization. The study also shows that the learner
tends to produce target-like structures following the task-based approach. In this
process, drawing the learner’s attention to form and making him think about his
learning strategies and his cognitive process as a whole were fundamental aspects
to make him improve his oral performance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Fossilização | pt_BR |
dc.subject | Atenção | pt_BR |
dc.subject | Tarefa | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Interlíngua | pt_BR |
dc.subject | Fossilization | pt_BR |
dc.subject | Attention | pt_BR |
dc.subject | Task | pt_BR |
dc.subject | Metacognition | pt_BR |
dc.subject | Interlanguage | pt_BR |
dc.title | Sobre a fossilização e o papel da atenção no processo de aquisição de inglês como língua estrangeira (um estudo de caso). | pt_BR |
dc.title.alternative | On fossilization and the role of attention in the acquisition of English as a foreign language (a case study). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8981203635604496 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342617922616660 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os erros são uma fonte importante de informação a respeito do processo de
aquisição de uma língua estrangeira. De acordo com Selinker e Lakshimanan
(1993) o erro fossilizado reflete a persistência de plateaus de estruturas que não
pertencem à língua alvo na interlíngua dos aprendizes. Esse é um fenômeno
natural observável também na produção de falantes fluentes de uma língua
estrangeira. Neste estudo de caso, são analisados casos de fossilização
encontrados na fala de um aprendiz adulto de inglês como língua estrangeira, em
nível avançado, cuja língua materna é o português. Além disso, são feitas a
descrição e a avaliação da implementação de uma proposta que usou tarefas
(Nunan, 1991 e Robinson, 2005) as quais buscaram focar a atenção do aprendiz
na forma, e a utilização de estratégias metacognitivas com foco na aprendizagem
e também na avaliação desse processo. Os resultados mostram que a
transferência de estruturas da língua materna é um dos fatores que, na interlíngua
do aprendiz, leva à fossilização de certos erros. O estudo também mostra que o
sujeito tende a produzir formas de acordo com o padrão da língua-alvo após a
intervenção. Nesse processo, despertar a atenção do aprendiz para seus erros e
levá-lo a pensar sobre suas estratégias de aprendizagem e sobre como seu
processo cognitivo acontece foi fundamental para que ocorressem mudanças na
sua produção. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Ana Ruth Moresco | |