Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas.
Resumo
A presente pesquisa tem por tema o grafite da Cultura Hip-Hop, aqui particularizado
em investigação que aborda narrativas e produção estética de um grafiteiro da
periferia de Pelotas. Do tipo estudo de caso, dirige-se, basicamente, à observação
do Imaginário que sustenta essa produção, a partir da ótica proposta por Gilbert
Durand. Tal enfoque evidencia a força das interações com os meios cósmico e social
e sua relação com a vida psíquica de cada indivíduo, daí resultando o fomento das
estruturas formadoras do imaginário humano. Assim, partindo do pressuposto de
que todo artista é um mediador entre o espírito coletivo (grupal e universal) e a
realização artística, esse trabalho visou a surpreender a sócio-gênese de um fazer
estético de caráter popular, bem como a produção de sentido que dele advém, no
intuito de incentivar tal discussão em práticas educativas que se relacionem com o
ensino das artes. Para tanto, considerou-se ainda que, de modo geral, os estudos
universitários sobre arte apresentam deficiência quanto à integração das criações
artísticas com o sistema de relações de onde emergem (o que implica maior
relativização das vias de acesso ao reconhecimento da arte como tal).
Relativamente à investigação, foram realizadas duas entrevistas com o sujeito de
pesquisa, tendo em mira a observação das influências familiares e sociais nos
processos (auto) formadores de sua trajetória pessoal e artística. A elas associou-se,
ainda, uma breve tentativa de leitura de três de suas obras, no intuito de obter dados
para configurar categorias de análise. Do que foi obtido, emergiram três grandes
núcleos simbólicos de importância para esse fim: a negritude, a infância e o
compromisso social, aos quais foi possível associar uma perceptível relação com o
universo feminino, a aceitação do heroísmo como forma de luta e a vontade de
superar uma condição social de exclusão. A intersecção de tais núcleos possibilitou
reflexões que visaram a uma hermenêutica instauradora de sentido, no que se refere
à busca das razões que sustentam as formulações estéticas do grafiteiro em
questão.
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