dc.creator | Lima, Nicola Caringi | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T19:15:24Z | |
dc.date.available | 2021-06-08 | |
dc.date.available | 2021-06-08T19:15:24Z | |
dc.date.issued | 2007-03-07 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Nicola Caringi. Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop: a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas. 2007. 128f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7635 | |
dc.description.abstract | This work is about graffiti art in the Hip-hop culture through an investigation, which
approaches narratives and aesthetic production of a graffiti artist from the outskirts of
Pelotas. As a case study, it is basically directed to the observation of the Imaginary
that supports this production from Gilbert Durand’s view. Such approach shows up
the power of interactions with cosmic and social environments and its relation with
the psychological life of each individual, which results in the encouragement of
forming structures of human imaginary. Therefore, on the assumption that every artist
is a mediator between the collective spirit (group and universal spirit) and artistic
achievement, this work aimed to surprise the social-genesis of doing aesthetics of
popular character as well as the production of sense that comes from it. It aimed to
encourage such discussion about teaching practices that are related to art teaching.
Therefore, in a general way, university studies about art have been deficient as for
integration of artistic creations with the system of relations where they come from
(which causes a bigger comparison between ways of accessing art recognition as
such). Two interviews were carried out with the subject of the research aiming the
observation of family and social influences over the (self) forming processes of his
personal and artistic experiences. Three pieces of work were studied in order to have
enough data to represent categories for analysis. From the results, three important
big nuclei came out: negritude, childhood and social commitment to which it was
possible to associate a perceptible relation with feminine universe, acceptance of
heroism as a way of fighting and the will of overcoming a social condition of
exclusion. The intersection of such nuclei permitted reflections that aimed a setting
up hermeutics of meaning referring to the search of reasons that support aesthetic
formulations of the graffiti artist mentioned. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura Hip-Hop | pt_BR |
dc.subject | Grafite | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Hip-Hop Culture | pt_BR |
dc.subject | Graffiti | pt_BR |
dc.title | Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Expression and imaginary of graffiti in Hip-Hop culture: a and the voice of a graffiti artist from Pelotas. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5876792879922124 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por tema o grafite da Cultura Hip-Hop, aqui particularizado
em investigação que aborda narrativas e produção estética de um grafiteiro da
periferia de Pelotas. Do tipo estudo de caso, dirige-se, basicamente, à observação
do Imaginário que sustenta essa produção, a partir da ótica proposta por Gilbert
Durand. Tal enfoque evidencia a força das interações com os meios cósmico e social
e sua relação com a vida psíquica de cada indivíduo, daí resultando o fomento das
estruturas formadoras do imaginário humano. Assim, partindo do pressuposto de
que todo artista é um mediador entre o espírito coletivo (grupal e universal) e a
realização artística, esse trabalho visou a surpreender a sócio-gênese de um fazer
estético de caráter popular, bem como a produção de sentido que dele advém, no
intuito de incentivar tal discussão em práticas educativas que se relacionem com o
ensino das artes. Para tanto, considerou-se ainda que, de modo geral, os estudos
universitários sobre arte apresentam deficiência quanto à integração das criações
artísticas com o sistema de relações de onde emergem (o que implica maior
relativização das vias de acesso ao reconhecimento da arte como tal).
Relativamente à investigação, foram realizadas duas entrevistas com o sujeito de
pesquisa, tendo em mira a observação das influências familiares e sociais nos
processos (auto) formadores de sua trajetória pessoal e artística. A elas associou-se,
ainda, uma breve tentativa de leitura de três de suas obras, no intuito de obter dados
para configurar categorias de análise. Do que foi obtido, emergiram três grandes
núcleos simbólicos de importância para esse fim: a negritude, a infância e o
compromisso social, aos quais foi possível associar uma perceptível relação com o
universo feminino, a aceitação do heroísmo como forma de luta e a vontade de
superar uma condição social de exclusão. A intersecção de tais núcleos possibilitou
reflexões que visaram a uma hermenêutica instauradora de sentido, no que se refere
à busca das razões que sustentam as formulações estéticas do grafiteiro em
questão. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz | |