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dc.creatorLima, Nicola Caringi
dc.date.accessioned2021-06-08T19:15:24Z
dc.date.available2021-06-08
dc.date.available2021-06-08T19:15:24Z
dc.date.issued2007-03-07
dc.identifier.citationLIMA, Nicola Caringi. Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop: a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas. 2007. 128f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7635
dc.description.abstractThis work is about graffiti art in the Hip-hop culture through an investigation, which approaches narratives and aesthetic production of a graffiti artist from the outskirts of Pelotas. As a case study, it is basically directed to the observation of the Imaginary that supports this production from Gilbert Durand’s view. Such approach shows up the power of interactions with cosmic and social environments and its relation with the psychological life of each individual, which results in the encouragement of forming structures of human imaginary. Therefore, on the assumption that every artist is a mediator between the collective spirit (group and universal spirit) and artistic achievement, this work aimed to surprise the social-genesis of doing aesthetics of popular character as well as the production of sense that comes from it. It aimed to encourage such discussion about teaching practices that are related to art teaching. Therefore, in a general way, university studies about art have been deficient as for integration of artistic creations with the system of relations where they come from (which causes a bigger comparison between ways of accessing art recognition as such). Two interviews were carried out with the subject of the research aiming the observation of family and social influences over the (self) forming processes of his personal and artistic experiences. Three pieces of work were studied in order to have enough data to represent categories for analysis. From the results, three important big nuclei came out: negritude, childhood and social commitment to which it was possible to associate a perceptible relation with feminine universe, acceptance of heroism as a way of fighting and the will of overcoming a social condition of exclusion. The intersection of such nuclei permitted reflections that aimed a setting up hermeutics of meaning referring to the search of reasons that support aesthetic formulations of the graffiti artist mentioned.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultura Hip-Hoppt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHip-Hop Culturept_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.titleExpressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas.pt_BR
dc.title.alternativeExpression and imaginary of graffiti in Hip-Hop culture: a and the voice of a graffiti artist from Pelotas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5876792879922124pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por tema o grafite da Cultura Hip-Hop, aqui particularizado em investigação que aborda narrativas e produção estética de um grafiteiro da periferia de Pelotas. Do tipo estudo de caso, dirige-se, basicamente, à observação do Imaginário que sustenta essa produção, a partir da ótica proposta por Gilbert Durand. Tal enfoque evidencia a força das interações com os meios cósmico e social e sua relação com a vida psíquica de cada indivíduo, daí resultando o fomento das estruturas formadoras do imaginário humano. Assim, partindo do pressuposto de que todo artista é um mediador entre o espírito coletivo (grupal e universal) e a realização artística, esse trabalho visou a surpreender a sócio-gênese de um fazer estético de caráter popular, bem como a produção de sentido que dele advém, no intuito de incentivar tal discussão em práticas educativas que se relacionem com o ensino das artes. Para tanto, considerou-se ainda que, de modo geral, os estudos universitários sobre arte apresentam deficiência quanto à integração das criações artísticas com o sistema de relações de onde emergem (o que implica maior relativização das vias de acesso ao reconhecimento da arte como tal). Relativamente à investigação, foram realizadas duas entrevistas com o sujeito de pesquisa, tendo em mira a observação das influências familiares e sociais nos processos (auto) formadores de sua trajetória pessoal e artística. A elas associou-se, ainda, uma breve tentativa de leitura de três de suas obras, no intuito de obter dados para configurar categorias de análise. Do que foi obtido, emergiram três grandes núcleos simbólicos de importância para esse fim: a negritude, a infância e o compromisso social, aos quais foi possível associar uma perceptível relação com o universo feminino, a aceitação do heroísmo como forma de luta e a vontade de superar uma condição social de exclusão. A intersecção de tais núcleos possibilitou reflexões que visaram a uma hermenêutica instauradora de sentido, no que se refere à busca das razões que sustentam as formulações estéticas do grafiteiro em questão.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vaz


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