Trabalho docente: a construção dos saberes profissionais de docentes da Rede Pública Estadual de Dom Pedrito - RS.
Abstract
Este trabalho versa sobre a questão dos saberes docentes, tendo como pano
de fundo o ciclo de vida profissional, inserindo-se, portanto, no campo de estudo das
pesquisas educacionais relacionadas aos saberes que se constroem e se
manifestam no decorrer da carreira docente. São trazidas contribuições de autores
que se dedicam ao estudo do trabalho docente, especialmente os que focalizam os
temas da profissionalização, do desenvolvimento profissional e do saber docente.
Procuro relacionar esses temas com a situação vivida pelos docentes no início da
carreira e hoje em dia, levando em consideração as constantes mudanças ocorridas
na educação, que produzem reflexos imediatos na discussão sobre o papel dos/as
professores/as. Deste modo, o objetivo geral do estudo é investigar como se deu a
construção dos saberes profissionais de docentes da Rede Pública Estadual de Dom
Pedrito (RS) e como os mesmos vêem as possibilidades da sua ocupação, frente ao
grau de valorização que essa recebe da sociedade, no que tange às expectativas
iniciais e a situação vivida atualmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de
caráter quanti-qualitativo, aonde foram empregadas diferentes técnicas de coleta de
dados como o levantamento, o grupo de discussão e as entrevistas individuais com
informantes-chave. A análise dos dados baseou-se na percepção dos docentes
sobre os temas discutidos, cruzando-se informações obtidas no grupo de discussão
e nas entrevistas individuais. Entre os achados da pesquisa, estão os seguintes: a
importância da formação inicial e contínua; a insatisfação com a sobrecarga de
trabalho e a desagregação de valores; a necessidade da profissionalização e a
valorização dos saberes da experiência. Por outro lado, os docentes apontam a
aproximação entre a teoria e a prática como fator fundamental no exercício da
profissão. Os saberes dos docentes entrevistados foram construídos ao longo de
suas trajetórias profissionais e dependeram, basicamente, das experiências e
oportunidades que cada um deles vivenciou. Embora estejam menos satisfeitos que
no início da carreira, possuem uma perspectiva positiva em relação à profissão e às
possibilidades de mudança.
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