Estratégias para a preservação do germanismo (Deutschtum) : gênese e trajetória de um collegio teutobrasileiro urbano em Pelotas (1898-1942).
Fecha
2007-03-07Autor
Fonseca, Maria Angela Peter da
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A Dissertação denominada “Estratégias para a Preservação do
Germanismo (Deutschtum): Gênese e Trajetória de um Collegio Teuto-
Brasileiro Urbano em Pelotas (1898-1942)” foi desenvolvida no Curso de Mestrado
em Educação, na linha de História da Educação, da Faculdade de Educação de
Pelotas, da Universidade Federal de Pelotas. No que diz respeito à metodologia,
esta investigação foi realizada de forma quanti-qualitativa, através de pesquisa
bibliográfica, documental e por meio de entrevistas, privilegiando um aspecto
descritivo. O Collegio Allemão de Pelotas era um collegio urbano, particular, de
ensino primário e secundário para meninos e meninas. Foi fundado em 1898, por
uma sociedade escolar cujos membros eram imigrantes alemães e teuto-brasileiros,
industriais e comerciantes que formavam uma pequena burguesia, que, em sua
maioria, pertenciam à Comunidade Evangélica Alemã de Pelotas, tendo o apoio do
Sínodo Rio-Grandense. No entanto, este perfil foi alterado com vistas à expansão do
germanismo total. Apesar de ser uma instituição predominantemente étnica, não se
caracterizava como um collegio evangélico e recebia alunos brasileiros e de outras
nacionalidades e denominações religiosas. Esta investigação responde à questão:
por que e para que o Collegio Allemão foi fundado na cidade de Pelotas, a partir de
duas hipóteses: o Collegio Allemão estabeleceu-se na cidade de Pelotas com vistas
à conservação do germanismo, por uma razão política e econômica; e a
conservação do germanismo somente alcançaria seu objetivo se ele tivesse
continuidade. O objetivo específico desta pesquisa foi analisar o logos, constituído
pelo germanismo, transmitido através da língua alemã, veículo de circulação de um
ethos, em um locus que é a instituição educativa. Este ethos foi transmitido na
relação de ensino e aprendizagem por meio da língua alemã, e visava à formatação
de um perfil discente, a partir de uma visão de mundo específica evidenciada por um
logos denominado germanismo, tendo como locus a escola teuto-brasileira urbana:
Collegio Allemão de Pelotas. Isso é evidenciado através da análise do currículo e do
conteúdo programático apresentados em dois Relatórios Escolares do Collegio
Allemão de 1913 e 1923. Nesse período, o collegio foi atendido por um corpo
docente de grande erudição, com autores de livros didáticos publicados em nível
regional. A língua alemã foi hegemônica em 1913. Dez anos depois, em 1923, a
língua alemã continuava dominante, mas já se percebiam os reflexos da
Nacionalização do Ensino com a conquista do espaço da língua portuguesa no
currículo desta instituição. O Collegio Allemão de Pelotas existiu na cidade de
Pelotas durante 44 anos e representou o esforço realizado por um grupo de
imigrantes alemães e teuto-brasileiros para conservar a memória cultural de suas
raízes étnicas.
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