A exclusão escolar no PROEJA do IFSul Rio-Grandense: as representações dos estudantes evadidos.
Abstract
Esta dissertação investiga a exclusão escolar no PROEJA (Programa de Integração
da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de
Jovens e Adultos) a partir das representações de estudantes que não terminaram o
curso de Montagem e Manutenção de Computadores do IF-Sul (Instituto Federal
Sul-rio-grandense) sobre as suas trajetórias escolares, principalmente no respectivo
programa. Para isso, discute inicialmente a noção de representação e a sua
importância na consolidação de uma perspectiva científica de investigação das
relações sociais e de compreensão da relação entre indivíduo e sociedade. Nessa
parte, utiliza o referencial dos autores clássicos das Ciências Sociais e aborda
algumas teorias sociais contemporâneas para discutir a efetividade da investigação
das representações na interpretação dos sentidos construídos socialmente. Para
embasar a análise sobre a relação entre desigualdade e escolarização, faz uso da
categoria de exclusão social ao discutir as diferentes abordagens sobre o fracasso
escolar e sobre o entendimento do vínculo entre origem social e desempenho
escolar. Tendo como base a regulamentação da educação profissional,
contextualiza os impactos das recentes reestruturações na sua oferta na educação
básica, especialmente na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Além disso, analisa os princípios e os desafios do PROEJA para se consolidar como
uma política pública de educação integral de nível básico para jovens e adultos.
Portanto, esta pesquisa analisa a implantação de uma política pública educacional
numa instituição da Rede Federal, contrastando os seus objetivos com as
percepções dos agentes, especialmente de alguns estudantes que não terminaram o
curso. Assim, a partir de dados qualitativos colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas,
analisa e compara a implantação do curso de PROEJA na respectiva
instituição e as dificuldades que acompanham a aceitação da oferta de tal
modalidade na Rede Federal. Com as informações captadas mediante a aplicação
de um questionário, discute as características e a integração ao curso dos
estudantes da primeira turma de Montagem e Manutenção de Computadores. Por
fim, interpreta as percepções de alunos que se afastaram desta formação sobre as
suas trajetórias escolares, principalmente sobre a experiência no PROEJA, com
base nas narrativas construídas por estes estudantes durante a aplicação de uma
entrevista semi-estruturada. A partir destas representações foi possível verificar os
anseios e os dilemas vivenciados por jovens e adultos nas suas trajetórias de
escolarização e de inserção no mundo do trabalho, como também identificar e
analisar algumas questões primordiais para a análise crítica da educação pública e
do processo de implantação do PROEJA. Os dados e a análise do respectivo curso
indicam os percalços vivenciados pelas instituições de ensino da rede federal na
implantação da educação de jovens e adultos. Além disso, a interpretação das
representações dos estudantes investigados, que são discutidas a partir do
referencial teórico que analisa a relação dos alunos das classes populares com a
escola e o saber escolar, revela as dificuldades experimentadas por estes para
adquirir uma formação escolar de nível médio num contexto de exclusão social.
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