Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania.
Resumen
Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação realizada com um grupo de estudantes de licenciatura, majoritariamente de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, que utilizou o site de rede social Facebook em uma disciplina ofertada pela Faculdade de Educação, Fundamentos Psicológicos da Educação, a qual ofereceu essa possibilidade. O estudo procurou analisar em que medida isso potencializou processos de cidadania dos alunos. O universo de pesquisa baseou-se em um grupo de 16 sujeitos que estavam matriculados e frequentando a essa disciplina. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a cartografia para construir os desenhos empíricos sobre o caso em questão. Após o levantamento dos dados e sua análise, os resultados obtidos revelaram que o grupo de 16 estudantes utilizaram o SRS Facebook para potencializar a cidadania, entretanto o site não se configura por si só como um instrumento social à cidadania. No caso estudado o site de rede social Facebook demonstrou-se potente como ferramenta de ensino e de aprendizagem, por oportunizar aos estudantes uma ampliação do espaço de sala de aula.
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