Mostrar el registro sencillo del ítem
Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania.
dc.creator | Madeira, Júlio César | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T14:46:15Z | |
dc.date.available | 2021-06-09 | |
dc.date.available | 2021-06-10T14:46:15Z | |
dc.date.issued | 2014-01-11 | |
dc.identifier.citation | MADEIRA, Júlio César. Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania. 2014. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7647 | |
dc.description.abstract | This dissertation shows results of an investigation with a group of mostly Social Science students of Pelotas Federal University, using the Facebook Social Network in a Education Faculty discipline called Psycological Fundaments of Education. The research, which used 16 subjects among the students of that discipline, analyses in what ways the social network contribute to the students’ citizenship. As methodology was used the cartography, including empirical drawings about the subject. After they were collected and analyzed, as result it’s fairly to say that the group uses Facebook to increase citizenship, however the social network isn’t, per se, a social instrument for citizenship. The research concludes that Facebook is a potential teaching and learning toll, just because it gives to students the opportunity to increase the classroom space. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.title | Sites de Redes Sociais e Educação: a utilização do Facebook como possibilidade de potencialização de uma cibercidadania. | pt_BR |
dc.title.alternative | Sites of Social and Education Networks: the use of Fa-cebook as a possible enhancement of cyber citizenship. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0931949525231142 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação realizada com um grupo de estudantes de licenciatura, majoritariamente de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, que utilizou o site de rede social Facebook em uma disciplina ofertada pela Faculdade de Educação, Fundamentos Psicológicos da Educação, a qual ofereceu essa possibilidade. O estudo procurou analisar em que medida isso potencializou processos de cidadania dos alunos. O universo de pesquisa baseou-se em um grupo de 16 sujeitos que estavam matriculados e frequentando a essa disciplina. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a cartografia para construir os desenhos empíricos sobre o caso em questão. Após o levantamento dos dados e sua análise, os resultados obtidos revelaram que o grupo de 16 estudantes utilizaram o SRS Facebook para potencializar a cidadania, entretanto o site não se configura por si só como um instrumento social à cidadania. No caso estudado o site de rede social Facebook demonstrou-se potente como ferramenta de ensino e de aprendizagem, por oportunizar aos estudantes uma ampliação do espaço de sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orth, Miguel Alfredo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.