Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 - 1928) e a Educação libertadora proposta na Conferência Episcopal de Medellin (1968).

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Data
2014-02-06Autor
Rodrigues, Lívia Malta Pontes
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Este trabalho problematiza possibilidades de encontro e desencontro entre duas concepções educacionais distintas: de um lado, a práxis de Anton Semionovich Makarenko na Colônia Gorki (1920-1928), exposta na obra O poema pedagógico; de outro, a educação libertadora, proposta pela Conferência Episcopal de Medellín (1968). Na aproximação hermenêutica dos dois textos, percebe-se – a partir de elementos como o olhar crítico para a realidade, a ideia de comunidade e coletividade e da educação como chave para a transformação social – o principal ponto de encontro: a busca pela superação da lógica do individualismo. Como principal ponto de desencontro, percebe-se a diferença de lugar de onde as duas concepções partem: a primeira, de Makarenko, surge de um socialismo ateu; a segunda, de Medellín, de uma proposta confessional, religiosa. Diante dos resultados, aponta-se para a necessidade de fomentar espaços coletivos de formação humana capazes de colocar em xeque as concepções individualistas.
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