Mostrar el registro sencillo del ítem
Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 - 1928) e a Educação libertadora proposta na Conferência Episcopal de Medellin (1968).
dc.creator | Rodrigues, Lívia Malta Pontes | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T14:47:06Z | |
dc.date.available | 2021-06-09 | |
dc.date.available | 2021-06-10T14:47:06Z | |
dc.date.issued | 2014-02-06 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, LÍvia Malta Pontes. Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 - 1928) e a Educação libertadora proposta na conferência episcopal de Medellin (1968). 2014. 98f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7649 | |
dc.description.abstract | This paper discusses possibilities of meeting and mismatch between two different educational concepts: on the one hand, the practice of Anton Makarenko Semionovich in Cologne Gorky (1920-1928), presented in the works The pedagogical poem; on the other, liberating education, proposed by the Episcopal Conference of Medellín (1968). In the hermeneutic approach of the two texts, one realizes - from elements such as critical look at the reality, the idea of community and collectivity and education as key to social transformation - the main meeting point: the search for overcoming logic of individualism. As the main point of disagreement, we see the difference of place where the two conceptions run: the first, of Makarenko, arises from an atheist socialism; the second, of Medellin, a confessional proposal, religious. Therefore, the results point to the need to promote collective spaces of human formation able to put in check the individualistic conceptions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Coletividade | pt_BR |
dc.subject | Colônia Gorki | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Conferência Episcopal de Medellin | pt_BR |
dc.subject | Collectivity | pt_BR |
dc.subject | Cologne Gorky | pt_BR |
dc.subject | Liberating education | pt_BR |
dc.subject | Medellin Episcopal Conference | pt_BR |
dc.title | Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 - 1928) e a Educação libertadora proposta na Conferência Episcopal de Medellin (1968). | pt_BR |
dc.title.alternative | The (des) meetings between Makarenko's praxis at the Gorki Colony (1920-1928) and the liberating Education proposed at the Episcopal Conference of Medellin (1968). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4979821176848949 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6451513910863914 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho problematiza possibilidades de encontro e desencontro entre duas concepções educacionais distintas: de um lado, a práxis de Anton Semionovich Makarenko na Colônia Gorki (1920-1928), exposta na obra O poema pedagógico; de outro, a educação libertadora, proposta pela Conferência Episcopal de Medellín (1968). Na aproximação hermenêutica dos dois textos, percebe-se – a partir de elementos como o olhar crítico para a realidade, a ideia de comunidade e coletividade e da educação como chave para a transformação social – o principal ponto de encontro: a busca pela superação da lógica do individualismo. Como principal ponto de desencontro, percebe-se a diferença de lugar de onde as duas concepções partem: a primeira, de Makarenko, surge de um socialismo ateu; a segunda, de Medellín, de uma proposta confessional, religiosa. Diante dos resultados, aponta-se para a necessidade de fomentar espaços coletivos de formação humana capazes de colocar em xeque as concepções individualistas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Avelino da Rosa |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.