Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Lívia Malta Pontes
dc.date.accessioned2021-06-10T14:47:06Z
dc.date.available2021-06-09
dc.date.available2021-06-10T14:47:06Z
dc.date.issued2014-02-06
dc.identifier.citationRODRIGUES, LÍvia Malta Pontes. Os (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 - 1928) e a Educação libertadora proposta na conferência episcopal de Medellin (1968). 2014. 98f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7649
dc.description.abstractThis paper discusses possibilities of meeting and mismatch between two different educational concepts: on the one hand, the practice of Anton Makarenko Semionovich in Cologne Gorky (1920-1928), presented in the works The pedagogical poem; on the other, liberating education, proposed by the Episcopal Conference of Medellín (1968). In the hermeneutic approach of the two texts, one realizes - from elements such as critical look at the reality, the idea of community and collectivity and education as key to social transformation - the main meeting point: the search for overcoming logic of individualism. As the main point of disagreement, we see the difference of place where the two conceptions run: the first, of Makarenko, arises from an atheist socialism; the second, of Medellin, a confessional proposal, religious. Therefore, the results point to the need to promote collective spaces of human formation able to put in check the individualistic conceptions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectColônia Gorkipt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectConferência Episcopal de Medellinpt_BR
dc.subjectCollectivitypt_BR
dc.subjectCologne Gorkypt_BR
dc.subjectLiberating educationpt_BR
dc.subjectMedellin Episcopal Conferencept_BR
dc.titleOs (des) encontros entre a práxis de Makarenko na Colônia Gorki (1920 - 1928) e a Educação libertadora proposta na Conferência Episcopal de Medellin (1968).pt_BR
dc.title.alternativeThe (des) meetings between Makarenko's praxis at the Gorki Colony (1920-1928) and the liberating Education proposed at the Episcopal Conference of Medellin (1968).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4979821176848949pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho problematiza possibilidades de encontro e desencontro entre duas concepções educacionais distintas: de um lado, a práxis de Anton Semionovich Makarenko na Colônia Gorki (1920-1928), exposta na obra O poema pedagógico; de outro, a educação libertadora, proposta pela Conferência Episcopal de Medellín (1968). Na aproximação hermenêutica dos dois textos, percebe-se – a partir de elementos como o olhar crítico para a realidade, a ideia de comunidade e coletividade e da educação como chave para a transformação social – o principal ponto de encontro: a busca pela superação da lógica do individualismo. Como principal ponto de desencontro, percebe-se a diferença de lugar de onde as duas concepções partem: a primeira, de Makarenko, surge de um socialismo ateu; a segunda, de Medellín, de uma proposta confessional, religiosa. Diante dos resultados, aponta-se para a necessidade de fomentar espaços coletivos de formação humana capazes de colocar em xeque as concepções individualistas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Avelino da Rosa


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem