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Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores.
dc.creator | Rosa Junior, Paulo Ailton Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:34:13Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:34:13Z | |
dc.date.issued | 2018-12-17 | |
dc.identifier.citation | ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da. Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7658 | |
dc.description.abstract | This education master’s research aimed to discuss what young readers have to say about fairy tales in order to understand the continuity of these stories between them in contemporary time. For this, it developed a methodological process of data collection named discussion group, which precepts approached the ones of the focal group, based on Gatti (2012). The survey was attended by a total of seven young readers between 13 and 17 years old, which over nine fortnightly meetings, mediated by the teacher, discussed aspects regarding characteristics and examples of fairy tales, as well as forms of contact with these stories, always motivated by dynamics with materials of reading that would raise questions about the theme. Theoretically anchored in authors such as Coelho (1985, 2000), Colomer (2017), Zipes (1999, 2000, 2006a, 2006b, 2007), Bettelheim (2014), Corso e Corso (2006), Tatar (2003), among others, the study outlines the theme fairy tales to discuss, based on the obtained results from the discussion group, what these young readers stated about the concept of the genre fairy tales, its versions and the circulation of these fiction narratives among the group. The results indicate that even though they have potent criteria to recognize this kind of narrative, the group of young readers frequently confuse the genre fairy tales to other genres, which resemble thematic like some of the Romanesque; that the most popular versions among them of these narratives correspond to the adaptations of Walt Disney Studios to animation film or literary recounts of these stories, and that as a genre always in adequacy movement to its historical and cultural context, the fairy tales are still alive in the experiences with the books and, mostly, with the cinema and the television. Therefore, it concludes that the fairy tales remain between the young readers in contemporary time increasingly unlinked from their classic literary versions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Jovens leitores | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Fairy tale | pt_BR |
dc.subject | Young readers | pt_BR |
dc.title | Dos bosques encantados para o mundo contemporâneo: a permanência dos contos de fadas entre os jovens leitores. | pt_BR |
dc.title.alternative | A walk through the forest of infantojuvenis fictions guided by the young readers: the permanence of the fairy tales in the contemporaneity. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9389158691106703 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2559006899606199 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado em Educação teve o objetivo de problematizar o que jovens leitores têm a dizer sobre os contos de fadas a fim de compreender a permanência dessas histórias entre eles na contemporaneidade. Para tal, desenvolveu-se um processo metodológico de coleta de dados chamado de grupo de discussão, cujos preceitos aproximaram-se dos do grupo focal, a partir de Gatti (2012). Participaram da pesquisa, ao total, sete jovens leitores entre 13 e 17 anos que, ao longo de nove encontros quinzenais, mediados pelo pesquisador, discutiram aspectos referentes a características e exemplos dos contos de fadas, bem como formas de contato com essas histórias, sempre motivados por dinâmicas com materiais de leitura que suscitassem questões sobre o tema. Teoricamente ancorado em autores como Coelho (1985, 2000), Colomer (2017), Zipes (1999, 2000, 2006a, 2006b, 2007), Bettelheim (2014), Corso e Corso (2006), Tatar (2003), entre outros, o estudo traça um panorama do tema contos de fadas para, a partir dos resultados obtidos com o grupo de discussão, problematizar o que estes jovens leitores declararam sobre o conceito do gênero contos de fadas, suas versões e a circulação dessas narrativas de ficção entre o grupo. Os resultados indicam, então, que, apesar de possuírem critérios potentes para reconhecer esse tipo de narrativas, o grupo de jovens leitores confunde frequentemente o gênero conto de fadas com outros gêneros aos quais se assemelham em temática, como alguns dos romanescos; que as versões mais populares entre eles dessas narrativas correspondem às adaptações dos estúdios de Walt Disney para o cinema de animação ou à recontos literários dessas histórias, e que, como um gênero sempre em movimento de adequação ao seu contexto histórico e cultural, os contos de fadas seguem vivos nas experiências com os livros e, principalmente, com o cinema e a televisão. Assim, conclui-se que os contos de fadas permanecem entre os jovens na contemporaneidade cada vez mais desvinculados das suas versões literárias clássicas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Thies, Vania Grim |
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PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.