dc.creator | Barros, Carolina Mendonça Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:35:30Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:35:30Z | |
dc.date.issued | 2017-11-08 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Carolina Mendonça Fernandes de Barros. A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse. 2017. 170f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7661 | |
dc.description.abstract | This study pursues to identify, through the teaching program of the beginning teachers
of the Federal Institute Sul-rio-grandense of professional education, focusing on
unlicensed teachers, to identify possible circumstances in the career of these educators,
based on conditions such as intention, need, or disinterest in pedagogical formation.
The perceptions of these teachers about the pedagogical formation programs in their
careers were inquired. The aim is to contribute to the discussion about their
experiences as teachers of professionals working. As a theoretical support, the study is
based mainly on Pierre Bourdieu (1983, 1989) on Cultural Capital; the analysis on
education from Garcia (1994, 1999), as well as his contributions on teachers formation
process. On this last subject, this study also explores the author Imbernón (1998,
2009), besides the understanding of the concept of beginner teachers by Huberman
(1995). The social research presents itself as an effective inducement in the process of
meeting the needs of a new thinking and producing knowledge in the
contemporaneity, in which changes of paradigms are needed in the educational field.
In view of these possibilities, in the quanti-qualitative perspective, this research will
use the case study method. A sample of 19 beginning teachers is established,
describing their experiences, their beliefs, values and dislikes about their formations in
the pedagogical scope. The collection of data was carried out on 03 campuses of the
IFSUL expansion process, as well as the investigation of institutional documents and
legal documents, with the purpose of unveiling relations with the processes of public
exams and notices produced by the institutions studied, proposing to study these data
collected and applied to them the Bardin Content Analysis. Were identified, through
the discourses produced by the teachers about the conditions of intentions, needs, or
lack of interest in pedagogical formation, the relations in the contexts of professorality,
the individual teacher, the institution and the pedagogical formation itself. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Professores iniciantes | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Professoralidade | pt_BR |
dc.subject | Formação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teachers formation process | pt_BR |
dc.subject | Professionals working | pt_BR |
dc.subject | Beginning teachers | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Professorality | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical formation | pt_BR |
dc.title | A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse. | pt_BR |
dc.title.alternative | The pedagogical formation of the teachers of the Federal Institute Sul-rio-grandense: intent, need, disinterest. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5380077367144133 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca, por meio da formação docente dos professores iniciantes do
Instituto Federal Sul-rio-grandense da educação profissional, tendo como foco os
professores não-licenciados, identificar as eventuais ocorrências advindas na carreira
desses educadores, a partir de condições como de intencionalidade, necessidade, ou
desinteresse pela formação pedagógica. Foram analisadas as percepções desses
docentes acerca dos programas de formação pedagógica em suas carreiras. Objetivase
assim, contribuir para a discussão sobre suas vivências como docentes do ensino
técnico. Como embasamento teórico, o estudo apoia-se, principalmente, em Pierre
Bourdieu (1983, 1989) sobre Capital Cultural; a análise sobre formação a partir de
Garcia (1994, 1999), bem como suas contribuições sobre o desenvolvimento
profissional docente. Sobre este último, o estudo incursiona também por Imbernón
(1998, 2009), além da compreensão do conceito de professor iniciante por Huberman
(1995). A pesquisa social apresenta-se como um potencial induzidor eficaz no
processo de atender às necessidades de um novo pensar e produzir conhecimento na
contemporaneidade, em que se apresentam necessárias mudanças de paradigmas no
campo educacional. Diante dessas possibilidades, na perspectiva quanti-qualitativa,
aqui utilizaremos o método de estudo de caso. Origina-se uma amostra de 19
professores iniciantes, descrevendo as experiências dos mesmos, suas crenças, valores
e dissabores sobre suas formações no âmbito pedagógico. A coleta de dados foi
realizada em 03 campi do processo de expansão do IFSUL, bem como a investigação
de documentações institucionais e diplomas jurídicos, com o escopo de desvendar
relações com os processos de concursos públicos e editais produzidos pelas
instituições estudadas, propondo tratar estes dados coletados e aplicar a eles a Análise
de Conteúdo de Bardin. Identificou-se as relações por meio dos discursos produzidos
pelos professores das condições de intencionalidade, necessidade, ou desinteresse pela
formação pedagógica, nas categorias finais dos contextos de professoralidade, do
indivíduo professor, da instituição e da própria formação pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orth, Miguel Alfredo | |