Mostrar registro simples

dc.creatorBarros, Carolina Mendonça Fernandes de
dc.date.accessioned2021-06-10T23:35:30Z
dc.date.available2021-06-10
dc.date.available2021-06-10T23:35:30Z
dc.date.issued2017-11-08
dc.identifier.citationBARROS, Carolina Mendonça Fernandes de Barros. A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse. 2017. 170f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7661
dc.description.abstractThis study pursues to identify, through the teaching program of the beginning teachers of the Federal Institute Sul-rio-grandense of professional education, focusing on unlicensed teachers, to identify possible circumstances in the career of these educators, based on conditions such as intention, need, or disinterest in pedagogical formation. The perceptions of these teachers about the pedagogical formation programs in their careers were inquired. The aim is to contribute to the discussion about their experiences as teachers of professionals working. As a theoretical support, the study is based mainly on Pierre Bourdieu (1983, 1989) on Cultural Capital; the analysis on education from Garcia (1994, 1999), as well as his contributions on teachers formation process. On this last subject, this study also explores the author Imbernón (1998, 2009), besides the understanding of the concept of beginner teachers by Huberman (1995). The social research presents itself as an effective inducement in the process of meeting the needs of a new thinking and producing knowledge in the contemporaneity, in which changes of paradigms are needed in the educational field. In view of these possibilities, in the quanti-qualitative perspective, this research will use the case study method. A sample of 19 beginning teachers is established, describing their experiences, their beliefs, values and dislikes about their formations in the pedagogical scope. The collection of data was carried out on 03 campuses of the IFSUL expansion process, as well as the investigation of institutional documents and legal documents, with the purpose of unveiling relations with the processes of public exams and notices produced by the institutions studied, proposing to study these data collected and applied to them the Bardin Content Analysis. Were identified, through the discourses produced by the teachers about the conditions of intentions, needs, or lack of interest in pedagogical formation, the relations in the contexts of professorality, the individual teacher, the institution and the pedagogical formation itself.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectProfessoralidadept_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectTeachers formation processpt_BR
dc.subjectProfessionals workingpt_BR
dc.subjectBeginning teacherspt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectProfessoralitypt_BR
dc.subjectPedagogical formationpt_BR
dc.titleA formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse.pt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical formation of the teachers of the Federal Institute Sul-rio-grandense: intent, need, disinterest.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5380077367144133pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604790118520059pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca, por meio da formação docente dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense da educação profissional, tendo como foco os professores não-licenciados, identificar as eventuais ocorrências advindas na carreira desses educadores, a partir de condições como de intencionalidade, necessidade, ou desinteresse pela formação pedagógica. Foram analisadas as percepções desses docentes acerca dos programas de formação pedagógica em suas carreiras. Objetivase assim, contribuir para a discussão sobre suas vivências como docentes do ensino técnico. Como embasamento teórico, o estudo apoia-se, principalmente, em Pierre Bourdieu (1983, 1989) sobre Capital Cultural; a análise sobre formação a partir de Garcia (1994, 1999), bem como suas contribuições sobre o desenvolvimento profissional docente. Sobre este último, o estudo incursiona também por Imbernón (1998, 2009), além da compreensão do conceito de professor iniciante por Huberman (1995). A pesquisa social apresenta-se como um potencial induzidor eficaz no processo de atender às necessidades de um novo pensar e produzir conhecimento na contemporaneidade, em que se apresentam necessárias mudanças de paradigmas no campo educacional. Diante dessas possibilidades, na perspectiva quanti-qualitativa, aqui utilizaremos o método de estudo de caso. Origina-se uma amostra de 19 professores iniciantes, descrevendo as experiências dos mesmos, suas crenças, valores e dissabores sobre suas formações no âmbito pedagógico. A coleta de dados foi realizada em 03 campi do processo de expansão do IFSUL, bem como a investigação de documentações institucionais e diplomas jurídicos, com o escopo de desvendar relações com os processos de concursos públicos e editais produzidos pelas instituições estudadas, propondo tratar estes dados coletados e aplicar a eles a Análise de Conteúdo de Bardin. Identificou-se as relações por meio dos discursos produzidos pelos professores das condições de intencionalidade, necessidade, ou desinteresse pela formação pedagógica, nas categorias finais dos contextos de professoralidade, do indivíduo professor, da instituição e da própria formação pedagógica.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Orth, Miguel Alfredo


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples