Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel.
Resumo
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação traz como
consequência a necessidade formativa peculiar do licenciando para qualificar as
relações entre estas áreas. A figura do professor/licenciando emerge como divisor
de águas entre experiências e vivências mais ou menos significativas sendo
determinante para potencializá-las. O presente trabalho enfoca as abordagens
didático-pedagógicas e/ou relações que os licenciandos têm sobre TIC e Educação
nos cursos de licenciatura da UFPel. A pesquisa foi realizada utilizando o método
Survey, servindo-se de questionário on-line realizado com docentes e licenciandos
das licenciaturas da UFPel, para investigar suas abordagens ligadas às TIC. Foram
utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Kenski (2012); Castells (1999); Schaff
(1995); Toffler (1980); Dowbor (2001); Keen (2009, 2012); Turkle (2012); Chatfield
(2012); Lipovetsky (2007); Lipovetsky e Serroy (2011); Larrosa (2002); Pino (2005);
Veen e Vrakking (2009); Perrenoud (2000); Cortelazzo (1999), Garcia (1999), Pretto
e Pinto (2006), Hilu e Torres (2014); Freire (1996); Schön (2000); Mizukami (2010);
Nóvoa (2007); Eisner (1985); Stolovitch e La Roque (1983); Drucker (1993); Soares
e Cunha (2010); Almeida (2000); Lapointe (1990); Bertrand (2001). Os resultados
indicam, entre outros, que as TIC estão presentes na formação de licenciandos da
UFPel e que há o uso destas, ainda que de modo distante do idealizado para uma
formação mais aprofundada, bem como existe carência de laboratórios e
equipamentos adequados, além de amplo acesso, para que aconteça o
desenvolvimento efetivo de atividades didático-pedagógicas ligadas às TIC. Ainda
que apontadas por licenciandos e por docentes, as necessidades relacionadas à
aprendizagem de emprego didático-pedagógico das TIC não demonstram que há
compreensão e sistematização objetiva de como se dá, de modo satisfatório, este
tipo de uso. Também não há o entendimento do que este tipo de formação pode
representar na esfera de ação formativa inicial de professores, bem como ser
materializada eficazmente na sua vida profissional. Apesar disso, os licenciandos se
considerem, na sua maioria, motivados e preparados para mediar práticas
educativas usando as TIC.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: