Mostrar el registro sencillo del ítem
Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel.
dc.creator | Leme, Gerson Rios | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:39:06Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:39:06Z | |
dc.date.issued | 2017-11-06 | |
dc.identifier.citation | LEME, Gerson Rios. Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel. 2017. 177f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7669 | |
dc.description.abstract | The use of Information and Communication Technologies (ICT) in Education brings the peculiar formative needs of the teacher/licenciando to qualify the relations between these areas. The figure of the teacher/licenciando emerges as a watershed between more or less significant experiences and determining to potentiate them. The present work focuses on the didactic-pedagogical approaches and / or relations that the licenciandos have on ICT and Education in the undergraduate courses of UFPel. The research was made using the Survey method and online questionnaire applied to professors and graduates of the undergraduate programs of UFPel, to investigate their approaches related to ICT. We used, among others, the theoretical contributions of Kenski (2012); Castells (1999); Schaff (1995); Toffler (1980); Dowbor (2001); Keen (2009, 2012); Turkle (2012); Chatfield (2012); Lipovetsky (2007); Lipovetsky and Serroy (2011); Larrosa (2002); Pino (2005); Veen and Vrakking (2009); Perrenoud (2000); Cortelazzo (1999), Garcia (1999), Pretto and Pinto (2006), Hilu and Torres (2014); Freire (1996); Schön (2000); Mizukami (2010); Nóvoa (2007); Eisner (1985); Stolovitch and La Roque (1983); Drucker (1993); Soares and Cunha (2010); Almeida (2000); Lapointe (1990); Bertrand (2001). The results indicate, among other things, that ICT is present in the training of UFPel's graduates and that there is the use of these, albeit in a way that is far from idealized for a more in-depth training, as well as a lack of adequate laboratories and equipment, besides of broad access, so that the effective development of didactic-pedagogical activities related to ICT takes place. Although they pointed out by teachers and graduates, the needs related to the learning of didactic-pedagogical employment of ICT do not demonstrate that there is an objective understanding and systematization of how this type of use is satisfactorily given. There is also no understanding of what this type of training can represent in the sphere of initial teacher training, as well as being effectively materialized in their professional life. In spite of this, the graduates consider themselves, for the most part, motivated and prepared to mediate educational practices using ICT. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciandos | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher training | pt_BR |
dc.subject | Licensed | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and Communication Technologies in the didactic-pedagogical training of UFPel's graduates. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0562210464416544 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação traz como consequência a necessidade formativa peculiar do licenciando para qualificar as relações entre estas áreas. A figura do professor/licenciando emerge como divisor de águas entre experiências e vivências mais ou menos significativas sendo determinante para potencializá-las. O presente trabalho enfoca as abordagens didático-pedagógicas e/ou relações que os licenciandos têm sobre TIC e Educação nos cursos de licenciatura da UFPel. A pesquisa foi realizada utilizando o método Survey, servindo-se de questionário on-line realizado com docentes e licenciandos das licenciaturas da UFPel, para investigar suas abordagens ligadas às TIC. Foram utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Kenski (2012); Castells (1999); Schaff (1995); Toffler (1980); Dowbor (2001); Keen (2009, 2012); Turkle (2012); Chatfield (2012); Lipovetsky (2007); Lipovetsky e Serroy (2011); Larrosa (2002); Pino (2005); Veen e Vrakking (2009); Perrenoud (2000); Cortelazzo (1999), Garcia (1999), Pretto e Pinto (2006), Hilu e Torres (2014); Freire (1996); Schön (2000); Mizukami (2010); Nóvoa (2007); Eisner (1985); Stolovitch e La Roque (1983); Drucker (1993); Soares e Cunha (2010); Almeida (2000); Lapointe (1990); Bertrand (2001). Os resultados indicam, entre outros, que as TIC estão presentes na formação de licenciandos da UFPel e que há o uso destas, ainda que de modo distante do idealizado para uma formação mais aprofundada, bem como existe carência de laboratórios e equipamentos adequados, além de amplo acesso, para que aconteça o desenvolvimento efetivo de atividades didático-pedagógicas ligadas às TIC. Ainda que apontadas por licenciandos e por docentes, as necessidades relacionadas à aprendizagem de emprego didático-pedagógico das TIC não demonstram que há compreensão e sistematização objetiva de como se dá, de modo satisfatório, este tipo de uso. Também não há o entendimento do que este tipo de formação pode representar na esfera de ação formativa inicial de professores, bem como ser materializada eficazmente na sua vida profissional. Apesar disso, os licenciandos se considerem, na sua maioria, motivados e preparados para mediar práticas educativas usando as TIC. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orth, Miguel Alfredo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.