dc.creator | Leme, Gerson Rios | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:39:06Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:39:06Z | |
dc.date.issued | 2017-11-06 | |
dc.identifier.citation | LEME, Gerson Rios. Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel. 2017. 177f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7669 | |
dc.description.abstract | The use of Information and Communication Technologies (ICT) in Education brings
the peculiar formative needs of the teacher/licenciando to qualify the relations
between these areas. The figure of the teacher/licenciando emerges as a watershed
between more or less significant experiences and determining to potentiate them.
The present work focuses on the didactic-pedagogical approaches and / or relations
that the licenciandos have on ICT and Education in the undergraduate courses of
UFPel. The research was made using the Survey method and online questionnaire
applied to professors and graduates of the undergraduate programs of UFPel, to
investigate their approaches related to ICT. We used, among others, the theoretical
contributions of Kenski (2012); Castells (1999); Schaff (1995); Toffler (1980); Dowbor
(2001); Keen (2009, 2012); Turkle (2012); Chatfield (2012); Lipovetsky (2007);
Lipovetsky and Serroy (2011); Larrosa (2002); Pino (2005); Veen and Vrakking
(2009); Perrenoud (2000); Cortelazzo (1999), Garcia (1999), Pretto and Pinto (2006),
Hilu and Torres (2014); Freire (1996); Schön (2000); Mizukami (2010); Nóvoa (2007);
Eisner (1985); Stolovitch and La Roque (1983); Drucker (1993); Soares and Cunha
(2010); Almeida (2000); Lapointe (1990); Bertrand (2001). The results indicate,
among other things, that ICT is present in the training of UFPel's graduates and that
there is the use of these, albeit in a way that is far from idealized for a more in-depth
training, as well as a lack of adequate laboratories and equipment, besides of broad
access, so that the effective development of didactic-pedagogical activities related to
ICT takes place. Although they pointed out by teachers and graduates, the needs
related to the learning of didactic-pedagogical employment of ICT do not
demonstrate that there is an objective understanding and systematization of how this
type of use is satisfactorily given. There is also no understanding of what this type of
training can represent in the sphere of initial teacher training, as well as being
effectively materialized in their professional life. In spite of this, the graduates
consider themselves, for the most part, motivated and prepared to mediate
educational practices using ICT. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciandos | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher training | pt_BR |
dc.subject | Licensed | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação didático-pedagógica de licenciandos da UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and Communication Technologies in the didactic-pedagogical training of UFPel's graduates. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0562210464416544 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação traz como
consequência a necessidade formativa peculiar do licenciando para qualificar as
relações entre estas áreas. A figura do professor/licenciando emerge como divisor
de águas entre experiências e vivências mais ou menos significativas sendo
determinante para potencializá-las. O presente trabalho enfoca as abordagens
didático-pedagógicas e/ou relações que os licenciandos têm sobre TIC e Educação
nos cursos de licenciatura da UFPel. A pesquisa foi realizada utilizando o método
Survey, servindo-se de questionário on-line realizado com docentes e licenciandos
das licenciaturas da UFPel, para investigar suas abordagens ligadas às TIC. Foram
utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Kenski (2012); Castells (1999); Schaff
(1995); Toffler (1980); Dowbor (2001); Keen (2009, 2012); Turkle (2012); Chatfield
(2012); Lipovetsky (2007); Lipovetsky e Serroy (2011); Larrosa (2002); Pino (2005);
Veen e Vrakking (2009); Perrenoud (2000); Cortelazzo (1999), Garcia (1999), Pretto
e Pinto (2006), Hilu e Torres (2014); Freire (1996); Schön (2000); Mizukami (2010);
Nóvoa (2007); Eisner (1985); Stolovitch e La Roque (1983); Drucker (1993); Soares
e Cunha (2010); Almeida (2000); Lapointe (1990); Bertrand (2001). Os resultados
indicam, entre outros, que as TIC estão presentes na formação de licenciandos da
UFPel e que há o uso destas, ainda que de modo distante do idealizado para uma
formação mais aprofundada, bem como existe carência de laboratórios e
equipamentos adequados, além de amplo acesso, para que aconteça o
desenvolvimento efetivo de atividades didático-pedagógicas ligadas às TIC. Ainda
que apontadas por licenciandos e por docentes, as necessidades relacionadas à
aprendizagem de emprego didático-pedagógico das TIC não demonstram que há
compreensão e sistematização objetiva de como se dá, de modo satisfatório, este
tipo de uso. Também não há o entendimento do que este tipo de formação pode
representar na esfera de ação formativa inicial de professores, bem como ser
materializada eficazmente na sua vida profissional. Apesar disso, os licenciandos se
considerem, na sua maioria, motivados e preparados para mediar práticas
educativas usando as TIC. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orth, Miguel Alfredo | |