dc.creator | Duarte, Krischna Silveira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:40:27Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:40:27Z | |
dc.date.issued | 2017-05-25 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Krischna Silveira. Educação desordeira: poéticas das infâncias em vídeoarte. 2017. 147f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7671 | |
dc.description.abstract | Por el concepto de imagen dialéctica, busco en este trabajo, a través de la alegoría
de las infancias (BENJAMIN, 2013b), reflexionar sobre lo que, en tesis, se presenta
como una Educación Desordenada. Para acceder al universo que envuelve este
enfoque, utilizo el videoarte como un estado-pensamiento (DUBOIS, 2011), teniendo
en la mirada salvaje de las infancias (LARROSA, 2006) el ejercicio del "yo veo"
implicado en el proceso de reescritura de la historia. En el camino/desvío de
investigación (BENJAMIN, 2006), la etnografía surrealista (CLIFFORD, 2001) se
presenta como un método capaz de capturar la "parada mesiánica" en la cual la
oportunidad de lucha por un pasado reprimido, fuerza el ahora (Jetzzeit) a romper el
flujo homogéneo de una historia vaciada (BENJAMIN, 2012). Concluyo por el
ejercicio y por la convicción, que es de la oportunidad de llenarse de un tiempo
volátil que podrá emerger la Educación Desordenada, y ésta se hace como la
materialización de una posibilidad de transformación de la educación, teniendo la
poética de las infancias como perspectiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Artes do vídeo | pt_BR |
dc.subject | Infâncias | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Educação desordeira | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Artes del video | pt_BR |
dc.subject | Educación desordenada | pt_BR |
dc.title | Educação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte. | pt_BR |
dc.title.alternative | Troublesome education: poetics of childhoods in video art. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2305735447886141 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Pelo conceito de imagem dialética, busco neste trabalho, através da alegoria das
infâncias (BENJAMIN, 2013b), refletir sobre o que, em tese, se apresenta como
sendo uma Educação Desordeira. Para acessar o universo que envolve esta
abordagem, utilizo a videoarte como um estado-pensamento (DUBOIS, 2011), tendo
no olhar selvagem das infâncias (LARROSA, 2006) o exercício do “eu vejo”
implicado no processo de reescrita da história. No caminho/desvio de pesquisa
(BENJAMIN, 2006), a etnografia surrealista (CLIFFORD, 2001) é apresentada como
um método capaz de capturar a “paragem messiânica” na qual a oportunidade de
luta por um passado reprimido, força o agora (Jetzzeit) a romper o fluxo homogêneo
de uma história esvaziada (BENJAMIN, 2012). Concluo pelo exercício e pela
convicção, que é da oportunidade de preenchimento de um tempo volátil que poderá
emergir a Educação Desordeira, e esta se faz como a materialização de uma
possibilidade de transformação da educação, tendo a poética das infâncias como
perspectiva. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |