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dc.creatorDuarte, Krischna Silveira
dc.date.accessioned2021-06-10T23:40:27Z
dc.date.available2021-06-10
dc.date.available2021-06-10T23:40:27Z
dc.date.issued2017-05-25
dc.identifier.citationDUARTE, Krischna Silveira. Educação desordeira: poéticas das infâncias em vídeoarte. 2017. 147f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7671
dc.description.abstractPor el concepto de imagen dialéctica, busco en este trabajo, a través de la alegoría de las infancias (BENJAMIN, 2013b), reflexionar sobre lo que, en tesis, se presenta como una Educación Desordenada. Para acceder al universo que envuelve este enfoque, utilizo el videoarte como un estado-pensamiento (DUBOIS, 2011), teniendo en la mirada salvaje de las infancias (LARROSA, 2006) el ejercicio del "yo veo" implicado en el proceso de reescritura de la historia. En el camino/desvío de investigación (BENJAMIN, 2006), la etnografía surrealista (CLIFFORD, 2001) se presenta como un método capaz de capturar la "parada mesiánica" en la cual la oportunidad de lucha por un pasado reprimido, fuerza el ahora (Jetzzeit) a romper el flujo homogéneo de una historia vaciada (BENJAMIN, 2012). Concluyo por el ejercicio y por la convicción, que es de la oportunidad de llenarse de un tiempo volátil que podrá emerger la Educación Desordenada, y ésta se hace como la materialización de una posibilidad de transformación de la educación, teniendo la poética de las infancias como perspectiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtes do vídeopt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectEducação desordeirapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectArtes del videopt_BR
dc.subjectEducación desordenadapt_BR
dc.titleEducação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte.pt_BR
dc.title.alternativeTroublesome education: poetics of childhoods in video art.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2305735447886141pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoPelo conceito de imagem dialética, busco neste trabalho, através da alegoria das infâncias (BENJAMIN, 2013b), refletir sobre o que, em tese, se apresenta como sendo uma Educação Desordeira. Para acessar o universo que envolve esta abordagem, utilizo a videoarte como um estado-pensamento (DUBOIS, 2011), tendo no olhar selvagem das infâncias (LARROSA, 2006) o exercício do “eu vejo” implicado no processo de reescrita da história. No caminho/desvio de pesquisa (BENJAMIN, 2006), a etnografia surrealista (CLIFFORD, 2001) é apresentada como um método capaz de capturar a “paragem messiânica” na qual a oportunidade de luta por um passado reprimido, força o agora (Jetzzeit) a romper o fluxo homogêneo de uma história esvaziada (BENJAMIN, 2012). Concluo pelo exercício e pela convicção, que é da oportunidade de preenchimento de um tempo volátil que poderá emergir a Educação Desordeira, e esta se faz como a materialização de uma possibilidade de transformação da educação, tendo a poética das infâncias como perspectiva.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


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