Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância.
Resumo
Esta tese analisa os tensionamentos, desafios e avanços presentes no processo de
elaboração de uma Pedagogia da Infância pautada na experiência de acolhimento,
na comunicação e nas relações do ponto de vista dos sujeitos que dela participaram.
O contexto é uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de
Pelotas-RS. O período de construção desta experiência abrange os anos de 2008 à
2012. Os caminhos da investigação seguiram os pressupostos da pesquisa
qualitativa, levando-me a realizar uma abordagem interpretativa, na qual as
professoras, as auxiliares do Berçário e do Maternal I, as funcionárias da equipe da
escola e um grupo de familiares foram escutados mediante entrevistas não-diretivas.
O quadro teórico abrange Pedagogias da Infância, Abordagens Italianas de
Educação Infantil, Estudos da Infância e autores da Educação e da Filosofia. O
conceito de experiência orientou a análise de três dimensões do acolhimento:
acolhimento como inserção, cuidado e atenção com os bebês, crianças pequenas e
seus familiares; acolhimento como criação de espaços/ambientes pedagógicos; e
acolhimento numa perspectiva de diálogo e comunicação nas relações entre adultos
e crianças. Para a análise das práticas pedagógicas, das concepções e princípios
que inspiraram a construção de uma Pedagogia da Infância pensada como um
processo rigoroso e contínuo de criação de sentidos e reflexões teóricas, são aqui
discutidos três elementos importantes da experiência. O primeiro diz repeito aos
projetos de trabalho desenvolvidos com as crianças do berçário e do maternal I. O
segundo, à documentação pedagógica, que possibilitou o registro das experiências
de construção do conhecimento das crianças, além de oferecer às professoras e
auxiliares um instrumento para a avaliação de suas práticas educativas. E, por fim,
o terceiro trata dos ateliers, que criaram condições para a expressão lúdica,
experimentação e contato com distintos materiais de forma criativa e sensível pelos
bebês e crianças pequenas. Um aspecto fundamental dessa construção consistiu
em unir ação/reflexão/ação.
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