Mostrar registro simples

dc.creatorMadeira, Maria Cristina
dc.date.accessioned2021-06-15T12:41:19Z
dc.date.available2021-06-14
dc.date.available2021-06-15T12:41:19Z
dc.date.issued2017-10-26
dc.identifier.citationMADEIRA, Maria Cristina. Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância. 2017. 203f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7683
dc.description.abstractThis work analyzes the tensions, challenges and advances in the process of elaborating a Pedagogy of Childhood in the experience of reception, communication and relationships from the point of view of the subjects that participate in it. The context is a Municipal School of Early Childhood Education located in Pelotas - RS, and the period of construction of this experience covers the years 2008 and 2012.The research paths followed the presuppositions of the qualitative research, leading me to perform an interpretative approach, in which the teachers, the kindergarten teacher and maternal assistants , school staff and a group of family members were heard through non-directive interviews The theoretical framework includes Pedagogies of Childhood, Italian Approaches to Early Childhood Education, Childhood Studies and authors of Education and Philosophy. The concept of experience guided the analysis of three dimensions of reception: reception as insertion, care and attention with infants, young children and their families; hosting as creation of pedagogical spaces/environments; and fostering dialogue and communication in relations between adults and children. For the analysis of pedagogical practices, conceptions and principles that inspired the construction of a Pedagogy of childhood thought as a rigorous and continuous process of creation of senses and theoretical reflections, are here discussed three important elements of experience. The first one refers to the work projects developed with nursery and maternal I children. The second one refers to the pedagogical documentation, which made it possible to record the experiences of building children's knowledge, in addition to offering teachers and auxiliaries a tool for evaluation of their educational practices. The third one deals with workshops, which created conditions for playful expression, experimentation and contact with different materials in a creative and sensitive way for infants and young children. A fundamental aspect of this construction consisted in uniting action/reflection/action.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPedagogias da infânciapt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCrianças pequenaspt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPedagogies of childhoodpt_BR
dc.subjectBabiespt_BR
dc.subjectSmall childrenpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleUma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância.pt_BR
dc.title.alternativeA municipal school of early childhood education as a place of experience, communication and relationships: contributions to the construction of a Pedagogy childhood.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3395130927312545pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2435682042060684pt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa os tensionamentos, desafios e avanços presentes no processo de elaboração de uma Pedagogia da Infância pautada na experiência de acolhimento, na comunicação e nas relações do ponto de vista dos sujeitos que dela participaram. O contexto é uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de Pelotas-RS. O período de construção desta experiência abrange os anos de 2008 à 2012. Os caminhos da investigação seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa, levando-me a realizar uma abordagem interpretativa, na qual as professoras, as auxiliares do Berçário e do Maternal I, as funcionárias da equipe da escola e um grupo de familiares foram escutados mediante entrevistas não-diretivas. O quadro teórico abrange Pedagogias da Infância, Abordagens Italianas de Educação Infantil, Estudos da Infância e autores da Educação e da Filosofia. O conceito de experiência orientou a análise de três dimensões do acolhimento: acolhimento como inserção, cuidado e atenção com os bebês, crianças pequenas e seus familiares; acolhimento como criação de espaços/ambientes pedagógicos; e acolhimento numa perspectiva de diálogo e comunicação nas relações entre adultos e crianças. Para a análise das práticas pedagógicas, das concepções e princípios que inspiraram a construção de uma Pedagogia da Infância pensada como um processo rigoroso e contínuo de criação de sentidos e reflexões teóricas, são aqui discutidos três elementos importantes da experiência. O primeiro diz repeito aos projetos de trabalho desenvolvidos com as crianças do berçário e do maternal I. O segundo, à documentação pedagógica, que possibilitou o registro das experiências de construção do conhecimento das crianças, além de oferecer às professoras e auxiliares um instrumento para a avaliação de suas práticas educativas. E, por fim, o terceiro trata dos ateliers, que criaram condições para a expressão lúdica, experimentação e contato com distintos materiais de forma criativa e sensível pelos bebês e crianças pequenas. Um aspecto fundamental dessa construção consistiu em unir ação/reflexão/ação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Delgado, Ana Cristina Coll


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples