| dc.creator | Madeira, Maria Cristina | |
| dc.date.accessioned | 2021-06-15T12:41:19Z | |
| dc.date.available | 2021-06-14 | |
| dc.date.available | 2021-06-15T12:41:19Z | |
| dc.date.issued | 2017-10-26 | |
| dc.identifier.citation | MADEIRA, Maria Cristina. Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância. 2017. 203f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7683 | |
| dc.description.abstract | This work analyzes the tensions, challenges and advances in the process of
elaborating a Pedagogy of Childhood in the experience of reception, communication
and relationships from the point of view of the subjects that participate in it. The
context is a Municipal School of Early Childhood Education located in Pelotas - RS,
and the period of construction of this experience covers the years 2008 and
2012.The research paths followed the presuppositions of the qualitative research,
leading me to perform an interpretative approach, in which the teachers, the
kindergarten teacher and maternal assistants , school staff and a group of family
members were heard through non-directive interviews The theoretical framework
includes Pedagogies of Childhood, Italian Approaches to Early Childhood Education,
Childhood Studies and authors of Education and Philosophy. The concept of
experience guided the analysis of three dimensions of reception: reception as
insertion, care and attention with infants, young children and their families; hosting as
creation of pedagogical spaces/environments; and fostering dialogue and
communication in relations between adults and children. For the analysis of
pedagogical practices, conceptions and principles that inspired the construction of a
Pedagogy of childhood thought as a rigorous and continuous process of creation of
senses and theoretical reflections, are here discussed three important elements of
experience. The first one refers to the work projects developed with nursery and
maternal I children. The second one refers to the pedagogical documentation, which
made it possible to record the experiences of building children's knowledge, in
addition to offering teachers and auxiliaries a tool for evaluation of their educational
practices. The third one deals with workshops, which created conditions for playful
expression, experimentation and contact with different materials in a creative and
sensitive way for infants and young children. A fundamental aspect of this
construction consisted in uniting action/reflection/action. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogias da infância | pt_BR |
| dc.subject | Bebês | pt_BR |
| dc.subject | Crianças pequenas | pt_BR |
| dc.subject | Experiência | pt_BR |
| dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogies of childhood | pt_BR |
| dc.subject | Babies | pt_BR |
| dc.subject | Small children | pt_BR |
| dc.subject | Experience | pt_BR |
| dc.subject | Reception | pt_BR |
| dc.subject | Communication | pt_BR |
| dc.title | Uma escola municipal de educação infantil como lugar de experiência, comunicação e relações: contribuições para a construção de uma Pedagogia da Infância. | pt_BR |
| dc.title.alternative | A municipal school of early childhood education as a place of experience, communication and relationships: contributions to the construction of a Pedagogy childhood. | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3395130927312545 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2435682042060684 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese analisa os tensionamentos, desafios e avanços presentes no processo de
elaboração de uma Pedagogia da Infância pautada na experiência de acolhimento,
na comunicação e nas relações do ponto de vista dos sujeitos que dela participaram.
O contexto é uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada no município de
Pelotas-RS. O período de construção desta experiência abrange os anos de 2008 à
2012. Os caminhos da investigação seguiram os pressupostos da pesquisa
qualitativa, levando-me a realizar uma abordagem interpretativa, na qual as
professoras, as auxiliares do Berçário e do Maternal I, as funcionárias da equipe da
escola e um grupo de familiares foram escutados mediante entrevistas não-diretivas.
O quadro teórico abrange Pedagogias da Infância, Abordagens Italianas de
Educação Infantil, Estudos da Infância e autores da Educação e da Filosofia. O
conceito de experiência orientou a análise de três dimensões do acolhimento:
acolhimento como inserção, cuidado e atenção com os bebês, crianças pequenas e
seus familiares; acolhimento como criação de espaços/ambientes pedagógicos; e
acolhimento numa perspectiva de diálogo e comunicação nas relações entre adultos
e crianças. Para a análise das práticas pedagógicas, das concepções e princípios
que inspiraram a construção de uma Pedagogia da Infância pensada como um
processo rigoroso e contínuo de criação de sentidos e reflexões teóricas, são aqui
discutidos três elementos importantes da experiência. O primeiro diz repeito aos
projetos de trabalho desenvolvidos com as crianças do berçário e do maternal I. O
segundo, à documentação pedagógica, que possibilitou o registro das experiências
de construção do conhecimento das crianças, além de oferecer às professoras e
auxiliares um instrumento para a avaliação de suas práticas educativas. E, por fim,
o terceiro trata dos ateliers, que criaram condições para a expressão lúdica,
experimentação e contato com distintos materiais de forma criativa e sensível pelos
bebês e crianças pequenas. Um aspecto fundamental dessa construção consistiu
em unir ação/reflexão/ação. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Delgado, Ana Cristina Coll | |