dc.creator | Souza, Maria da Graça | |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T12:41:51Z | |
dc.date.available | 2021-06-14 | |
dc.date.available | 2021-06-15T12:41:51Z | |
dc.date.issued | 2017-10-23 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria da Graça. Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução. 2017. 180f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7684 | |
dc.description.abstract | The Doctoral thesis: Knowledge rooted as a tool of struggle and peasant resistance
to the reproduction society debates the relationship between School and Life, where
the teaching action seeks to mainstream the knowledge historically accumulated by
humanity and the experiences developed there. The aim of this thesis is to identify,
analyze and understand how the knowledge of the way of production of the existence
of the peasants of the Renascer Settlement in Canguçu-RS is worked at the Oziel
Alves Pereira School and how it contributes to the elaboration of new syntheses, new
knowledge. The choice of methodology: Participatory Action Research, as a process
of elaborating science for education, occurs through the recognition that allows us
the permanent experience of leading the participating subjects to elaborate an
analysis and critical understanding of the actions they develop. I took as a challenge
to include the Investigation Participatory Action the theme of Permanence, of
continuity, taking into consideration the becoming history of the subjects. The work is
divided in two parts: in the first one, an initial immersion with the peasants is rescued,
where we seek to analyze the findings as well as the explicit challenges that require
a continuity of the research. In the second part of the text, based on what was dealt
with in the first part, we debate how the production of other knowledge that roots the
humanization process of the subjects of a given totality is rooted. The Participatory
Action Research based on Orlando Fals Borda and Carlos Rodrigues Brandão points
out possibilities for a new and rooted knowledge. It is sought, sustained in Paulo
Freire and Karl Marx, to establish the relation of the struggle and the production with
the rooted knowledge. The struggle for a school drenched in its historical context,
which does not give up the guiding principles of the Education of the Field, is to
understand and construct the Popular Agrarian Reform with the wide distribution of
land for those who live and work in it, producing healthy food and environmentally
sustainable for all society, in addition to the elaboration of the knowledge that has
agroecology as the technological matrix and that the development of agriculture is
based on the principles of agrobiodiversity and food sovereignty as a form of
resistance, understood as a possibility to change the world. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos enraizados | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do aprendizado pelas bordas | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.subject | Camponeses | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Rooted knowledge | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy of learning by the edges | pt_BR |
dc.subject | Production | pt_BR |
dc.subject | Peasants | pt_BR |
dc.subject | Agroecology | pt_BR |
dc.subject | Resistance | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e resistência camponesa à sociedade da reprodução. | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge rooted as a tool of struggle and peasant resistance to the reproduction society. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1228028749785553 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8367592283546125 | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese de Doutorado: Conhecimentos enraizados como ferramenta de luta e
resistência camponesa à sociedade da reprodução debate a relação Escola – Vida,
onde a ação docente busca transversalizar os conhecimentos historicamente
acumulados pela humanidade e as experiências ali desenvolvidas. O objetivo dessa
tese é identificar, analisar e compreender como o conhecimento do modo de
produção da existência dos camponeses do Assentamento Renascer, em Canguçu-
RS, é trabalhado na Escola Oziel Alves Pereira e como contribui para a elaboração
de novas sínteses, novos conhecimentos. A escolha da metodologia: Investigação
Ação Participativa, como processo de elaborar ciência para a educação, ocorre pelo
reconhecimento que nos permite a experiência permanente de conduzir os sujeitos
participantes a elaborarem uma análise e compreensão crítica das ações que
desenvolvem. Tomei como desfio incluir a Investigação Ação Participativa o tema da
Permanência, da continuidade, levando em consideração o vir a ser histórico dos
sujeitos. O trabalho está dividido em duas partes: na primeira delas é resgatado uma
imersão inicial com os camponeses, onde buscamos analisar os achados bem como
os desafios explicitados que vem exigindo uma continuidade da pesquisa. Na
segunda parte do texto, com base no que foi tratado na primeira, debate-se como se
enraíza a produção de outro conhecimento que possibilite o processo de
humanização dos sujeitos de uma dada totalidade. A Investigação Ação Participativa
fundamentada em Orlando Fals Borda e Carlos Rodrigues Brandão aponta
possibilidades para um conhecimento novo e enraizado. Busca-se, sustentado em
Paulo Freire e Karl Marx, estabelecer a relação da luta e da produção com o
conhecimento enraizado. Debate-se a luta por uma escola encharcada do seu
contexto histórico, que não abre mão dos princípios orientadores da Educação do
Campo que é compreender e construir a Reforma Agrária Popular com a ampla
distribuição de terras para quem nela vive e trabalha, produzindo alimentos
saudáveis e ambientalmente sustentáveis para toda a sociedade, além da
elaboração do conhecimento que tenha como matriz tecnológica a agroecologia e
que o desenvolvimento da agricultura esteja sustentado nos princípios da
agrobiodiversidade e da soberania alimentar como forma de Resistência, entendida
como possibilidade de mudar o mundo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pizzi, Jovino | |