Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantos Junior, Nei Jairo Fonseca dos
dc.date.accessioned2021-06-15T12:42:29Z
dc.date.available2021-06-14
dc.date.available2021-06-15T12:42:29Z
dc.date.issued2017-11-06
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Nei Jairo Fonseca dos. Hannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação. 2017. 116f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7685
dc.description.abstractIn this study we present, having the work of Hannah Arendt as basis, a reading of the crisis of Modernity, which is configured in the gap between the past and the future and translates itself into the shattering of the tradition. Among the developments of the new conditions in this context are the decline of the common sense and the crisis in education. Common sense imbues us with an intersubjective existence, affects us with the impulse of life and refers to the use of the Latin term sensus communis, as a common meaning, which does not operate with concepts but in the dimension of a sense common to what is universally communicable. And it becomes manifest in the difficult task of judging in the absence of general criteria preconceived and validated by past experience. Understanding the crisis of Modernity, which takes its own form in Education, requires us to think about the meaning of the transformations that shaped the twentieth century. By thematicalizing an approach, marked by the constant tension between the frontiers of politics and education, we reflect on our capacity to take responsibility for the world, from the introduction of the new generations onward.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectRuptura com a tradiçãopt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectSensus communispt_BR
dc.subjectBreak with traditionpt_BR
dc.subjectCrisispt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCommon sensept_BR
dc.titleHannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação.pt_BR
dc.title.alternativeHannah Arendt: the Crisis of modernity and the Disappearance of Common Sense.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8201130764970264pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, apresentamos – como base na obra de Hannah Arendt – uma leitura da crise da Modernidade, que se configura na lacuna entre o passado e o futuro e se traduz no esfacelamento da tradição. Entre os desdobramentos das novas condições destacam-se o declínio do senso comum e a crise na educação. O senso comum nos imprime uma existência intersubjetiva, nos afeta com impulso de vida e tem referência ao uso do termo latino sensus communis, como sentido comum, que não opera com conceitos, mas na dimensão de um sentido comum para o que é universalmente comunicável. E torna-se manifesto diante da difícil tarefa de julgar na ausência de critérios gerais preconcebidos e validados pela experiência passada. A compreensão da crise da Modernidade, que toma forma própria no âmbito da educação, exige que pensemos o significado das transformações que configuraram o século XX. Ao tematizar uma abordagem marcada pela constante tensão originária entre as fronteiras da política e da educação, desenvolvemos uma reflexão sobre a nossa capacidade de assumir a responsabilidade pelo mundo, a partir da introdução das novas gerações.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem