dc.creator | Santos Junior, Nei Jairo Fonseca dos | |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T12:42:29Z | |
dc.date.available | 2021-06-14 | |
dc.date.available | 2021-06-15T12:42:29Z | |
dc.date.issued | 2017-11-06 | |
dc.identifier.citation | SANTOS JUNIOR, Nei Jairo Fonseca dos. Hannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação. 2017. 116f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7685 | |
dc.description.abstract | In this study we present, having the work of Hannah Arendt as basis, a reading of the crisis of Modernity, which is configured in the gap between the past and the future and translates itself into the shattering of the tradition. Among the developments of the new conditions in this context are the decline of the common sense and the crisis in education. Common sense imbues us with an intersubjective existence, affects us with the impulse of life and refers to the use of the Latin term sensus communis, as a common meaning, which does not operate with concepts but in the dimension of a sense common to what is universally communicable. And it becomes manifest in the difficult task of judging in the absence of general criteria preconceived and validated by past experience. Understanding the crisis of Modernity, which takes its own form in Education, requires us to think about the meaning of the transformations that shaped the twentieth century. By thematicalizing an approach, marked by the constant tension between the frontiers of politics and education, we reflect on our capacity to take responsibility for the world, from the introduction of the new generations onward. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject | Ruptura com a tradição | pt_BR |
dc.subject | Crise | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Senso comum | pt_BR |
dc.subject | Sensus communis | pt_BR |
dc.subject | Break with tradition | pt_BR |
dc.subject | Crisis | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Common sense | pt_BR |
dc.title | Hannah Arendt e a crise da modernidade: senso comum e educação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Hannah Arendt: the Crisis of modernity and the Disappearance of Common Sense. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8201130764970264 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, apresentamos – como base na obra de Hannah Arendt – uma leitura da crise da Modernidade, que se configura na lacuna entre o passado e o futuro e se traduz no esfacelamento da tradição. Entre os desdobramentos das novas condições destacam-se o declínio do senso comum e a crise na educação. O senso comum nos imprime uma existência intersubjetiva, nos afeta com impulso de vida e tem referência ao uso do termo latino sensus communis, como sentido comum, que não opera com conceitos, mas na dimensão de um sentido comum para o que é universalmente comunicável. E torna-se manifesto diante da difícil tarefa de julgar na ausência de critérios gerais preconcebidos e validados pela experiência passada. A compreensão da crise da Modernidade, que toma forma própria no âmbito da educação, exige que pensemos o significado das transformações que configuraram o século XX. Ao tematizar uma abordagem marcada pela constante tensão originária entre as fronteiras da política e da educação, desenvolvemos uma reflexão sobre a nossa capacidade de assumir a responsabilidade pelo mundo, a partir da introdução das novas gerações. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | |