Contribuições da Educação Física para a formação humana omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana.
Resumo
O presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da
Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social
Marxiana. Traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral,
articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como
objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o
trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a
intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma
proposta de Formação Humana Omnilateral. Partimos do fio argumentativo da
Filosofia Social Marxiana e defendemosa tese de que, no campo teórico da
Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do
Materialismo Histórico é a abordagem Crítico-Superadora, mas que, conforme
a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemosa
necessidade de uma ressignificação, para contemplar um projeto de alcance
omnilateral. A pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como técnica a análise de
conteúdo, sendo delimitado para análise o arcabouço teórico da Filosofia social
Marxiana e seus comentadores, bem como o referencial teórico relacionado às
proposições pedagógicas da Educação Física, em especial, o clássico
Metodologia do Ensino da Educação Física. Considerando este trabalho como
um fluxo próprio do processo de emancipação, na medida em que se constitui,
a priori, como uma autorreflexão, cuja intenção é centrar a análise nas
propostas teóricas da Educação Física escolar, a partir do fio condutor da
concepção de omnilateralidade, enquanto síntese provisória, reafirmamos a
abordagem Crítico-Superadora como a mais bem elaborada para o referencial
metodológico inspirado na Filosofia Social Marxiana, mas que conferimos a
necessidade de ampliar o escopo conceitual, no que se refere à educação do
corpo, contemplando os aspectos relativos à organicidade e ao
desenvolvimento motor como constituintes do processo de formação humana.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: