Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDuarte, Zuleyka da Silva
dc.date.accessioned2021-06-15T12:46:37Z
dc.date.available2021-06-14
dc.date.available2021-06-15T12:46:37Z
dc.date.issued2017-11-23
dc.identifier.citationDUARTE, Zuleyka da Silva. Contribuições da Educação Física para a Formação Humana Omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana. 2017.164f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7691
dc.description.abstractThe present study is inserted in the field of Critical Theories of Education and is developed as a reflection in the light of Marxian Social Philosophy. It brings to the debate the theme of Omnilateral Human Formation, articulated to the theoretical propositions of Physical School Education and aims to analyze the theoretical approach Critical-Overcoming, which guides the theoreticalmethodological work for the teaching of Physical Education school, with the intention of to propose deepening ones that lead it like reference of a proposal of Omnilateral Human Formation. We start from the argumentative thread of Marxian Social Philosophy and defend the thesis that, in the theoretical field of Physical School Education, the best constructed proposition on the philosophical basis of Historical Materialism is the Critical-Overcoming approach, but that, according to the necessary self-criticism in the emancipation, we perceive the need for a re-signification, to contemplate a project of omnilateral scope. The bibliographical research was the content analysis. The theoretical framework of the Marxian Social Philosophy and its commentators, as well as the theoretical reference related to the pedagogical propositions of Physical Education, in particular the classic Methodology of Teaching of Physical Education. Considering this work as a flow of the process of emancipation, inasmuch as it constitutes, a priori, as a self-reflection, whose intention is to focus the analysis on the theoretical proposals of the School Physical Education, from the guiding thread of the conception of omnilaterality, as a provisional synthesis, we reaffirm the Critical-Overcoming approach as the best elaborated for the methodological referential inspired by Marxian Social Philosophy, but that we confer the need to broaden the conceptual scope, with regard to the education of the body, contemplating aspects related to organicity and motor development as constituents of the process of human formation.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAbordagem crítico-superadorapt_BR
dc.subjectFormação humana omnilateralpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectCritical-overcoming approachpt_BR
dc.subjectOmnilateral human formationpt_BR
dc.titleContribuições da Educação Física para a formação humana omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana.pt_BR
dc.title.alternativeContributions of Physical Education to omnilateral human formation: an approach based on Marxian social philosophy.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1978950768086428pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social Marxiana. Traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Partimos do fio argumentativo da Filosofia Social Marxiana e defendemosa tese de que, no campo teórico da Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do Materialismo Histórico é a abordagem Crítico-Superadora, mas que, conforme a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemosa necessidade de uma ressignificação, para contemplar um projeto de alcance omnilateral. A pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como técnica a análise de conteúdo, sendo delimitado para análise o arcabouço teórico da Filosofia social Marxiana e seus comentadores, bem como o referencial teórico relacionado às proposições pedagógicas da Educação Física, em especial, o clássico Metodologia do Ensino da Educação Física. Considerando este trabalho como um fluxo próprio do processo de emancipação, na medida em que se constitui, a priori, como uma autorreflexão, cuja intenção é centrar a análise nas propostas teóricas da Educação Física escolar, a partir do fio condutor da concepção de omnilateralidade, enquanto síntese provisória, reafirmamos a abordagem Crítico-Superadora como a mais bem elaborada para o referencial metodológico inspirado na Filosofia Social Marxiana, mas que conferimos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, no que se refere à educação do corpo, contemplando os aspectos relativos à organicidade e ao desenvolvimento motor como constituintes do processo de formação humana.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Avelino da Rosa


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem