dc.creator | Duarte, Zuleyka da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T12:46:37Z | |
dc.date.available | 2021-06-14 | |
dc.date.available | 2021-06-15T12:46:37Z | |
dc.date.issued | 2017-11-23 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Zuleyka da Silva. Contribuições da Educação Física para a Formação Humana Omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana. 2017.164f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de
Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7691 | |
dc.description.abstract | The present study is inserted in the field of Critical Theories of Education and is
developed as a reflection in the light of Marxian Social Philosophy. It brings to
the debate the theme of Omnilateral Human Formation, articulated to the
theoretical propositions of Physical School Education and aims to analyze the
theoretical approach Critical-Overcoming, which guides the theoreticalmethodological
work for the teaching of Physical Education school, with the
intention of to propose deepening ones that lead it like reference of a proposal
of Omnilateral Human Formation. We start from the argumentative thread of
Marxian Social Philosophy and defend the thesis that, in the theoretical field of
Physical School Education, the best constructed proposition on the
philosophical basis of Historical Materialism is the Critical-Overcoming
approach, but that, according to the necessary self-criticism in the
emancipation, we perceive the need for a re-signification, to contemplate a
project of omnilateral scope. The bibliographical research was the content
analysis. The theoretical framework of the Marxian Social Philosophy and its
commentators, as well as the theoretical reference related to the pedagogical
propositions of Physical Education, in particular the classic Methodology of
Teaching of Physical Education. Considering this work as a flow of the process
of emancipation, inasmuch as it constitutes, a priori, as a self-reflection, whose
intention is to focus the analysis on the theoretical proposals of the School
Physical Education, from the guiding thread of the conception of omnilaterality,
as a provisional synthesis, we reaffirm the Critical-Overcoming approach as the
best elaborated for the methodological referential inspired by Marxian Social
Philosophy, but that we confer the need to broaden the conceptual scope, with
regard to the education of the body, contemplating aspects related to organicity
and motor development as constituents of the process of human formation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Abordagem crítico-superadora | pt_BR |
dc.subject | Formação humana omnilateral | pt_BR |
dc.subject | School physical education | pt_BR |
dc.subject | Critical-overcoming approach | pt_BR |
dc.subject | Omnilateral human formation | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Educação Física para a formação humana omnilateral: uma abordagem com base na filosofia social marxiana. | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of Physical Education to omnilateral human formation: an approach based on Marxian social philosophy. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1978950768086428 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6451513910863914 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da
Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social
Marxiana. Traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral,
articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como
objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o
trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a
intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma
proposta de Formação Humana Omnilateral. Partimos do fio argumentativo da
Filosofia Social Marxiana e defendemosa tese de que, no campo teórico da
Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do
Materialismo Histórico é a abordagem Crítico-Superadora, mas que, conforme
a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemosa
necessidade de uma ressignificação, para contemplar um projeto de alcance
omnilateral. A pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como técnica a análise de
conteúdo, sendo delimitado para análise o arcabouço teórico da Filosofia social
Marxiana e seus comentadores, bem como o referencial teórico relacionado às
proposições pedagógicas da Educação Física, em especial, o clássico
Metodologia do Ensino da Educação Física. Considerando este trabalho como
um fluxo próprio do processo de emancipação, na medida em que se constitui,
a priori, como uma autorreflexão, cuja intenção é centrar a análise nas
propostas teóricas da Educação Física escolar, a partir do fio condutor da
concepção de omnilateralidade, enquanto síntese provisória, reafirmamos a
abordagem Crítico-Superadora como a mais bem elaborada para o referencial
metodológico inspirado na Filosofia Social Marxiana, mas que conferimos a
necessidade de ampliar o escopo conceitual, no que se refere à educação do
corpo, contemplando os aspectos relativos à organicidade e ao
desenvolvimento motor como constituintes do processo de formação humana. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Avelino da Rosa | |