Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorVaz, Bárbara Regina Gonçalves
dc.date.accessioned2021-06-18T22:51:10Z
dc.date.available2021-06-18
dc.date.available2021-06-18T22:51:10Z
dc.date.issued2016-05-31
dc.identifier.citationVAZ, Bárbara Regina Gonçalves. A Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado. 2016. 191f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7730
dc.description.abstractIt is true that the current discourse on the need for quality education and continued occasioned by so many demands of globalization , is to challenge the existing educational systems. This scenario is that distance education has gained its place in society , including an increasing number of subjects and climbing in various social sectors , recognition as an appropriate type of education for the implementation of educational public policy goals , to be identified as one of the ways for the democratization of education , especially in countries like Brazil, where there are large geographical dispersion of students. This Doctoral Thesis in Education , linked to the online curriculum , Professionalization and Teaching Work , sought to analyze and discuss the reconfiguration of teaching identity from a case study in Bachelor of Mathematics Distance from Federal University of Pelotas, through the program Open University of Brazil . Having as object the reconfiguration of teaching identity from work process in distance education . In this sense the research problem culminates in how distance education in Brazil has confirmed to the reconfiguration of the identity of teachers? To dialogue with the proposed research problem were chosen , among others , authors, Daniel Mill , Edith Litwin and Maria Luiza Belloni , to talk about teaching in distance education , and Martin Lawn , Marcia Ondina Vieira Ferreira and Maria Manuela Alves Garcia to base the discussion on teacher identity. The proposed research was the qualitative, defined as a case study. The actors were surveyed tutors and teachers researchers CLMD. Data were collected through documentary analysis of the political pedagogical project CLMD, online questionnaire and semi-structured interview, and subsequently analyzed by the Bardin Content Analysis. They were listed four categories of analysis; the new process and new working relationships in ODL; knowledge migrates from teacher to technology and establishes a new relationship between teacher and student; the intensification of teaching process, casualization of teaching. From these categories and analyzed elements, we can say that there is now a new work process in CLMD, which ends up contributing significantly to the reframing of teaching identity. Therefore, it reveals the alterations produced in the work process showing that there is no "teaching" but that teachers and tutors make up a network of individuals who resignify the teaching work, resulting in a new configuration of the teaching identity.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectProcesso de trabalho docentept_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTeaching processpt_BR
dc.titleA Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado.pt_BR
dc.title.alternativeDistance education in Brazil and the reconfiguration of the identity of the teacher.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4865732471183315pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569pt_BR
dc.description.resumoÉ fato que o discurso corrente sobre a necessidade de uma educação de qualidade e continuada, ocasionada pelas tantas demandas da globalização, vem desafiar os sistemas educacionais existentes. Nesse cenário é que a educação à distância vem conquistando o seu espaço na sociedade, abrangendo um número crescente de sujeitos e galgando, em vários setores sociais, o reconhecimento como uma modalidade de educação apropriada para a concretização de metas de políticas públicas educacionais, por ser apontada como um dos caminhos para a democratização da educação, em especial, nos países como o Brasil, onde há grande dispersão geográfica dos alunos. Esta Tese de Doutorado em Educação, vinculada à linha Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, buscou analisar e problematizar a reconfiguração da identidade docente a partir de um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, através do programa Universidade Aberta do Brasil. Tendo como objeto a reconfiguração da identidade docente decorrente do processo de trabalho na educação a distância. Nesse sentido o problema de pesquisa se culmina em como a educação a distância no Brasil tem corroborado para a reconfiguração da identidade dos professores? Para dialogar com o problema de pesquisa proposto, foram escolhidos, dentre outros, autores, Daniel Mill, Edith Litwin e Maria Luiza Belloni, para falar sobre a docência na educação a distância, e Martin Lawn, Marcia Ondina Vieira Ferreira e Maria Manuela Alves Garcia, para embasar a discussão sobre identidade docente. A pesquisa proposta teve o caráter qualitativo, sendo definida como um estudo de caso. Os atores pesquisados foram os tutores e professores pesquisadores do CLMD. Os dados foram coletados através de análise documental do projeto político pedagógico do CLMD, questionário online e entrevista semi-estruturada, e posteriormente, analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin. Foram elencadas quatro categorias de análise; o novo processo e as novas relações de trabalho na EAD; o conhecimento migra do professor para tecnologia e estabelece uma nova relação entre professor e aluno; a intensificação do processo de trabalho docente, precarização do trabalho docente. A partir dessas categorias e dos elementos analisados, podemos afirmar que passa a existir um novo processo de trabalho no CLMD, o que acaba contribuindo de forma significativa para a ressignificação da identidade docente. Para tanto, revela-se as alterações produzidas no processo de trabalho mostrando que não há mais “o docente”, mas que os professores e tutores compõem uma rede de sujeitos que ressignificam o trabalho docente, resultando em uma nova configuração da identidade docente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem