dc.creator | Feldkercher, Nadiane | |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T22:51:57Z | |
dc.date.available | 2021-06-18 | |
dc.date.available | 2021-06-18T22:51:57Z | |
dc.date.issued | 2015-03-06 | |
dc.identifier.citation | FELDKERCHER, Nadiane. A iniciação à docência de jovens professores na universidade. 2015. 266f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7732 | |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate, analyze and study theoretically young beginning
university professors. The objective was to understand who they are, how they
become teachers, and how they interact with their students in class. As a quantitative
research, it happened at the Federal University of Pelotas. The data were collected
through class observation, questionnaire for students, and interviews with six young
beginning professors. The professors, aged 32 or less, had at most 2 years and 7
months of teaching experience, and had not taken a teaching course. They were
recent doctors that started their university teaching career after finishing graduation
and post-graduation courses. The data analyzed were interpreted and discussed
based on the theories about higher education, university teaching, and teaching
initiation. The main references used were Cunha (1988, 1991, 2010b), Feixas (2002),
Flores (2009), Marcelo García (1999, 2009a, 2009b), Mayor Ruiz (2007, 2009b),
Pimenta and Anastasiou (2002) and Zabalza (2004). The categories of analysis and
discussion were: the transition from student to professor; the fact that the professors
were young; the graduation students; professors’ experiences as students; professorstudent
relationship; the process of learning how to teach and the lessons developed
by those professors. Based on this study, it is possible to affirm that young beginning
university professors become teachers through the discoveries and challenges they
face while teaching, the recollection of student experiences, the relationship they
establish with their students, the positive and negative examples of teachers, the
insecurities and motivations to teach. Thus, they have intense experiences, but keep
the personal and professional balance. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência universitária | pt_BR |
dc.subject | Professor universitário iniciante | pt_BR |
dc.subject | Jovem professor | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-alunos | pt_BR |
dc.subject | University teaching initiation | pt_BR |
dc.subject | Beginning university professors | pt_BR |
dc.subject | Young professors | pt_BR |
dc.subject | Professor-student relationship | pt_BR |
dc.title | A iniciação à docência de jovens professores na universidade. | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching initiation of young professors at university. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0523940598025411 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa buscou investigar, analisar e estudar teoricamente os
jovens professores universitários iniciantes na tentativa de compreender quem são,
como se fazem docentes e o que fazem em aula na relação com os alunos. A
pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como contexto a Universidade Federal de
Pelotas. A coleta de dados foi feita através de observações de aulas, de
questionários com alunos e de entrevistas com seis jovens professores. Esses
professores tinham até 32 anos de idade, possuíam até 2 anos e 7 meses de
experiência docente, não possuíam formação pedagógica e eram recém-doutores
que, após cursar, sequencialmente seus estudos de graduação e pós-graduação,
ingressaram na docência superior. Os dados, trabalhados através da análise de
conteúdo, foram interpretados e discutidos a partir de teorias sobre o ensino
superior, a docência universitária e a iniciação à docência, tendo como principais
referências Cunha (1988, 1991, 2010b), Feixas (2002), Flores (2009), Marcelo
García (1999, 2009a, 2009b), Mayor Ruiz (2007, 2009b), Pimenta e Anastasiou
(2002) e Zabalza (2004). As categorias de análise e discussões foram: a transição
de estudante a professor, a condição jovem dos professores, os alunos de
graduação, as vivências estudantis dos professores, as relações interpessoais entre
professor e alunos, a aprendizagem da docência e as aulas desenvolvidas pelos
professores. O estudo permite afirmar que os jovens professores universitários
iniciantes, na transição de estudantes a professores, se fazem docentes através das
descobertas e desafios de suas práticas, do resgate de suas experiências
estudantis, da relação que estabelecem em aula com seus alunos, de modelos e
antimodelos de professores, das inseguranças e motivações para ensinar. Assim,
eles vivem experiências intensas, mas mantêm um equilíbrio pessoal e profissional. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | |