A formação democrática na escola contemporânea: entre duas concepções de socialização política.
Resumo
O objetivo desta investigação é refletir sobre as possibilidades de uma
formação escolar que enfatize a socialização política baseada nos valores
constitutivos da democracia. Trata-se de uma pesquisa teórica que procura discutir
conceitos e teorias para explorar as possibilidades e limites da formação
democrática na escola contemporânea. Para isso, aborda a socialização política na
escola contrastando duas concepções sobre a mesma: uma proposta baseada nos
valores e virtudes considerados necessários à cidadania ativa e uma perspectiva
que valoriza as formas de envolvimento mobilizadas pelos estudantes na escola. No
intuito de contextualizar esse debate, primeiro desenvolvo uma discussão conceitual
sobre as origens e os dilemas contemporâneos da democracia. Nesse sentido,
caracterizo as diversas formas de entendimento do conceito de poder e a sua
importância no entendimento da regulação e da mudança social; discuto as variadas
dimensões da política para reforçar a necessidade de se investir na noção de
liberdade positiva e, consequentemente, na perspectiva da democracia participativa;
abordo a cidadania, os direitos e os limites impostos pela desigualdade social para
caracterizar a crise do contrato social; e caracterizo a reestruturação econômica e
seus efeitos na reconfiguração do papel do Estado para descrever os impactos da
sociedade de consumo e da insegurança econômica nos ideais republicanos. Após
esses subsídios interpretativos, e a partir das noções de democracia de alta
intensidade e de globalização contra-hegemônica, ressalto a importância das
políticas de reconhecimento para o debate sobre o direito à escola e à inclusão
social. Além disso, abordo a relação entre escolarização e formação para a
cidadania para reforçar esta dimensão da escola que está minimizada no mundo
contemporâneo, diante das tendências de mercantilização e performatividade que
predominam nas políticas educacionais. Assim, considerando as ambiguidades da
modernidade e com base na ética das virtudes e na concepção de sujeito ético ativo,
discuto os princípios, os valores e as virtudes cívicas da ética do cidadão, os quais
podem embasar a formação democrática na escola. Por fim, em contraste com a
perspectiva anterior, apresento uma interpretação sobre os envolvimentos
produzidos pelos estudantes na escola que tem como fundamento teórico a
sociologia pragmática. Ao caracterizar os processos de socialização, de subjetivação
e de individuação, tal visão privilegia uma concepção mais ampla de política e uma
formação escolar mais centrada nos protagonismo dos alunos. No mundo
contemporâneo, frente aos diversos dilemas e desafios da democracia e da escola,
e diante de um suposto obscurecimento do vínculo entre formação escolar e
democracia, considero que as duas perspectivas de socialização política
apresentadas nesta investigação são importantes referências para se refletir sobre
os valores e as práticas que podem embasar uma escolarização que também
priorize a formação para a cidadania ativa e os princípios democráticos. Assim,
compreendo que as duas concepções indicadas nesta investigação podem ser
produtivas – tanto de forma isolada como de forma articulada – na formação política
democrática que a escola pode proporcionar.
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