A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes.
Abstract
O objetivo do estudo é analisar a regulação curricular da Educação Física na escola
e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. Os aspectos teóricometodológicos
fundamentam-se nos escritos de Michel Foucault, que impulsiona e
inspira, através da análise enunciativa e da analítica que faz do poder, a invenção de
um modo de pensar e analisar o tema de pesquisa. A inspiração foucaultiana faz
circular neste trabalho os conceitos de dispositivo, discurso, relações de poder e
subjetividade, os quais permitem a realização do ensaio de uma análise de discurso.
Além disso, outros autores e abordagens teóricas contribuíram para pensar o
problema de pesquisa, como os inscritos no campo do currículo; da Educação
Física; das políticas educativas; do trabalho docente; na especificidade da entrada
na carreira docente e; da iniciação docente na Educação Física escolar. Para tanto,
a tese está estruturada em sete capítulos, contendo no primeiro as considerações
introdutórias e metodológicas e, no último, as considerações finais. O segundo
capítulo trata das condições de emergência histórica na construção curricular da
Educação Física, e o terceiro, da Educação Física e seu status como campo de
saber e como componente curricular da educação básica. O quarto traz a
caracterização dos processos de trabalho docente, a iniciação a docência e a
entrada na carreira de docentes na Educação Física escolar. No sexto e quinto
capítulo realiza-se o imbricar das bases teórico-metodológicas com as emergências
provenientes do corpus da pesquisa, em relação aos objetivos propostos nesta tese.
Trata-se da construção do quadro regulatório das práticas curriculares da Educação
Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. Este quadro
analítico foi elaborado a partir de sete entrevistas realizadas com seis professores
iniciantes de Educação Física atuantes na rede municipal de ensino de Pelotas e
com um coordenador de área; do documento curricular da Secretaria Municipal de
Educação para a Educação Física; e do diário de campo escrito a partir de
observações das aulas de um desses professores, durante aproximadamente dois
meses. Nestes capítulos discute-se a captura das práticas e discursos que
delinearam a construção do dispositivo da esportivização da Educação Física; as
suas condições de emergência histórica; a sua função estratégica; as suas linhas,
curvas e regimes; as articulações deste dispositivo com outros dispositivos do seu
tempo, bem como os efeitos da regulação do dispositivo da esportivização da
Educação Física no trabalho de docentes iniciantes.
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