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dc.creatorFeijó, José Roberto de Oliveira
dc.date.accessioned2021-06-23T09:53:30Z
dc.date.available2021-06-22
dc.date.available2021-06-23T09:53:30Z
dc.date.issued2016-08-23
dc.identifier.citationFEIJÓ, José Roberto de Oliveira. Economia do conhecimento e educação: a fabricação do sujeito microempresa como modo de existência. 2016. 102f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7758
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to think the constitution of worker, here denominated subject micro enterprise, a subject whose only propose is to produce and sell his employability; subject constituted by means of specific ethic related to actual stage of capitalistic production and the economic model that sustain it. To think this, I used the concepts of Human Capital, Knowledge-based-economy, neo-schumpeterian evolutionary economy and innovation. The Schumpeter economic development theory and its deployment on actual neo-schumpeterian dynamics of Evolutionary Economy jointly with Knowledge-based-Economy was fundamental to think this thesis. The methodology consists on using bibliographical texts from authors and OECD, World Bank and UNESCO that allowed me to understand the actual dynamics of Knowledge-based-Economy and modes of constitution of subjects on this dynamics. The findings of this research indicate that the discourse about social gains from education investment to knowledge market as generator of wealth and development, results only on the constitution of us, by a specific ontology, as subject micro enterprise, establishing the competiveness as existence mode. The knowledge impoverishment reduced to mere information don’t work to a life qualified by culture, but for the economic productivity, because there is an ethic and aesthetic dimension that is eliminated on the constitution of this subject.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSujeito microempresapt_BR
dc.subjectEconomia evolucionáriapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge-based-economypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSubject micro enterprisept_BR
dc.subjectEvolutionary economypt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.titleEconomia do conhecimento e educação: a fabricação do sujeito microempresa como modo de existência.pt_BR
dc.title.alternativeKnowledge economy and education: the manufacture of the microenterprise subject as a way of existence.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4254950421732226pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta tese é a de pensar o processo de constituição, de fabricação, do sujeito do trabalho, ao qual denominei sujeito microempresa; um sujeito cujo fim único é produzir e vender sua empregabilidade; um sujeito que se produz em meio a uma ética muito específica em relação a esse estágio atual da produção capitalista e do modelo econômico que lhe dá sustentação. Para isso, me valho dos conceitos de Capital Humano, Economia do Conhecimento, Economia Evolucionária neoschumpeteriana e Inovação. A teoria do desenvolvimento econômico de Schumpeter e seus desdobramentos até a atual dinâmica neoschumpetriana ou Economia Evolucionária, conjugada necessariamente com a Economia do Conhecimento foi fundamental para pensar esta tese. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica de autores e de textos da OCDE, Banco Mundial e UNESCO, que me possibilitaram estruturar e compreender a atual dinâmica da Economia do Conhecimento e as demandas de subjetivação inerentes à essa dinâmica. A conclusão foi de que todo aparato discursivo de retorno social do investimento em educação para o mercado do conhecimento, como o de gerador de riqueza e desenvolvimento, não faz mais do que nos constituir, por meio de uma ontologia muito própria, como sujeitos microempresas, instituindo a competitividade como modo de existência. O empobrecimento do conhecimento, reduzido à mera informação, não opera para a vida qualificada pela cultura, mas para produtivismo econômico, pois toda uma dimensão ética e estética é alijada na fabricação desse sujeito.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


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