Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960).
Resumen
A presente dissertação investiga o processo de feminização no magistério do ensino
secundário do Colégio Municipal Pelotense, localizado na cidade de Pelotas-RS.
Busca compreender a formação e atuação das primeiras professoras, analisando as
possíveis relações, referentes à categoria de gênero na docência, que se
estabeleciam na instituição no período compreendido entre as décadas de 1940 e
1960. Neste estudo, parte-se da análise de documentos escolares encontrados no
acervo do referido colégio, priorizando algumas fontes como fichas funcionais e de
assentamento, além de três entrevistas realizadas com dois ex-professores.
Pressupõe-se através das fontes analisadas que o ensino secundário da época
ainda era reservado prioritariamente aos homens, tanto em disciplinas relacionadas
à área das Ciências Humanas como também nas disciplinas voltadas às Ciências
Exatas. Como principais referências, a pesquisa encontra aporte teórico em Amaral
(2005) em relação ao Colégio Municipal Pelotense e a influência da maçonaria em
sua organização; Almeida (1998), Chamon (2005), Louro (1987, 1997) e Matos
(1997, 2013), em relação à feminização do magistério e às questões de gênero
impostas pela sociedade; Pesavento (2004), sobre a história cultural e a
problematização dos diversos documentos encontrados; Julia (2001), Faria Filho et
al. (2004) e Vidal (2005; 2009) no que concerne à cultura escolar que auxilia no
modo de compreender o cenário no qual estão inseridas as práticas escolares e os
modos de atuação de professores, especialmente no tocante à atuação feminina. A
pesquisa divide-se em dois focos de análise: o primeiro, direcionado à presença e
admissão das primeiras sete professoras atuantes na área das Ciências Humanas
(décadas de 1940-1950), admitidas em grande parte pelo capital cultural
(BOURDIEU, 1974; 2001) e inserção na sociedade, fatos que as permitiam lecionar
disciplinas de Línguas Estrangeiras, Economia Doméstica, Canto Orfeônico,
Trabalhos Manuais e Educação Física; e, o segundo foco, no qual a análise recaiu
sobre a admissão das quatro primeiras professoras contratadas na área de
matemática, mostrando, assim, o início da docência feminina no ensino secundário
na área das Ciências Exatas, na década de 1960, quando foi legitimada a partir da
formação dessas profissionais com o curso superior na referida área.
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