Mostrar registro simples

dc.creatorXavier, Bruna de Farias
dc.date.accessioned2021-06-24T20:03:11Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:03:11Z
dc.date.issued2017-04-03
dc.identifier.citationXAVIER, Bruna de Farias. Feminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960). 2017. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7766
dc.description.abstractThis dissertation investigates the feminization process in the secondary teaching at the Pelotense Municipal College, located in the city of Pelotas-RS. It is important to understand the training and performance of the first female teachers, analyzing the possible relationships, related to the gender category in teaching, that were established In the institution during the period between the 1940s and 1960s. In this study, we start with the analysis of school documents found in the collection of the college, prioritizing some sources such as functional and settlement records, as well as three interviews with two ex- Teachers. It is assumed from the analyzed sources that secondary education at the time was still reserved primarily for men, both in disciplines related to the Human Sciences area and also in the disciplines focused on Exact Sciences. As main references, the research finds a theoretical contribution in Amaral (2005) in relation to the Pelotense Municipal College and the influence of Freemasonry in its organization; Almeida (1998), Chamon (2005), Louro (1987, 1997) and Matos (1997, 2013), In relation to the feminization of teaching and gender issues imposed by society, Pesavento (2004), on cultural history and the problematization of the various documents found; Julia (2001), Faria Filho et al. (2004) and Vidal (2005; 2009) regarding the school culture that helps in the understanding of the scenario in which the school practices are inserted and the modes of action of teachers, especially with regard to the female performance. The research is divided into two focuses of analysis: the first one, directed to the presence and admission of the first seven teachers working in the area of Human Sciences (decades of 1940-1950), admitted in great part by cultural capital (BOURDIEU, 1974, 2001) And insertion into society, facts that allowed them to teach foreign languages, home economics, orthodontic singing, manual work and physical education; And the second focus, in which the analysis fell on the admission of the first four female teachers in the area of mathematics, thus showing the beginning of female teaching in secondary education in the area of Exact Sciences in the 1960s, when it was legitimized From the training of these professionals with the higher education in that area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFeminização do magistériopt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopt_BR
dc.subjectColégio Municipal Pelotensept_BR
dc.subjectFeminization of magisteriumpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleFeminização do magistério no ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense (1940-1960).pt_BR
dc.title.alternativeFeminization of teaching in secondary education in the Pelotense Municipal College (1940-1960)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2698982401750308pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0643205535014525pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga o processo de feminização no magistério do ensino secundário do Colégio Municipal Pelotense, localizado na cidade de Pelotas-RS. Busca compreender a formação e atuação das primeiras professoras, analisando as possíveis relações, referentes à categoria de gênero na docência, que se estabeleciam na instituição no período compreendido entre as décadas de 1940 e 1960. Neste estudo, parte-se da análise de documentos escolares encontrados no acervo do referido colégio, priorizando algumas fontes como fichas funcionais e de assentamento, além de três entrevistas realizadas com dois ex-professores. Pressupõe-se através das fontes analisadas que o ensino secundário da época ainda era reservado prioritariamente aos homens, tanto em disciplinas relacionadas à área das Ciências Humanas como também nas disciplinas voltadas às Ciências Exatas. Como principais referências, a pesquisa encontra aporte teórico em Amaral (2005) em relação ao Colégio Municipal Pelotense e a influência da maçonaria em sua organização; Almeida (1998), Chamon (2005), Louro (1987, 1997) e Matos (1997, 2013), em relação à feminização do magistério e às questões de gênero impostas pela sociedade; Pesavento (2004), sobre a história cultural e a problematização dos diversos documentos encontrados; Julia (2001), Faria Filho et al. (2004) e Vidal (2005; 2009) no que concerne à cultura escolar que auxilia no modo de compreender o cenário no qual estão inseridas as práticas escolares e os modos de atuação de professores, especialmente no tocante à atuação feminina. A pesquisa divide-se em dois focos de análise: o primeiro, direcionado à presença e admissão das primeiras sete professoras atuantes na área das Ciências Humanas (décadas de 1940-1950), admitidas em grande parte pelo capital cultural (BOURDIEU, 1974; 2001) e inserção na sociedade, fatos que as permitiam lecionar disciplinas de Línguas Estrangeiras, Economia Doméstica, Canto Orfeônico, Trabalhos Manuais e Educação Física; e, o segundo foco, no qual a análise recaiu sobre a admissão das quatro primeiras professoras contratadas na área de matemática, mostrando, assim, o início da docência feminina no ensino secundário na área das Ciências Exatas, na década de 1960, quando foi legitimada a partir da formação dessas profissionais com o curso superior na referida área.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Weiduschadt, Patrícia


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples