Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo.
Resumen
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na disciplina de Educação Física é um processo crescente nos dias atuais e exige um trabalho com objetivos bem definidos a fim de se explorar todas as capacidades e potencialidades destas crianças. Diante disso, essa dissertação apresenta três estudos. No primeiro, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de verificar a produção atual nesse campo e encontrar subsídios que auxiliassem os outros estudos. Identificou-se nessa revisão a importância da Educação Física para a inclusão dos alunos com TEA e algumas estratégias que podem auxiliar os professores. A partir disso, foi realizada uma análise do processo de inclusão em um contexto educacional brasileiro em que percebeu-se, através de entrevistas com alguns professores de Educação Física, que a inclusão de alunos com TEA gera desafios e é um processo difícil por questões como falta de formação dos professores e a não utilização de adaptações e estratégias nas aulas com esses alunos. Tendo em vista essas questões, no estudo 3 foi realizada uma intervenção em que três professores de Educação Física adaptaram suas aulas de acordo com as necessidades de seus alunos com TEA e assim constatou-se a eficácia dessas adaptações de forma prática na inclusão desses alunos. Os resultados demonstraram mudanças positivas como aumento na participação e interação dos alunos com TEA durante as aulas de Educação Física com a utilização de pequenas estratégias nas atividades.
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