Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOliveira, Calleb Rangel de
dc.date.accessioned2021-06-24T20:03:49Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:03:49Z
dc.date.issued2017-03-03
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Calleb Rangel de. Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7767
dc.description.abstractThe school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education is a growing process in the current day and requires a work with well defined objectives in order to explore all the abilities and potentialities of these children. Therefore, this dissertation presents three studies. In the first one, a literature review was carried out with the objective of verifying the current production in this field and finding subsidies that would help the other studies. It was identified in this review the importance of Physical Education for the inclusion of students with ASD and some strategies that can help teachers. From this, an analysis of the inclusion process was carried out in a Brazilian educational context in which it was realized, through interviews with some Physical Education teachers, that the inclusion of students with ASD poses challenges and is a difficult process due to questions such as Lack of teacher training and the lack of adaptations and strategies in class with these students. Considering these issues, in study 3 an intervention was performed in which three Physical Education teachers adapted their classes according to the needs of their students with TEA and thus the effectiveness of these adaptations was verified in a practical way in the inclusion of these students. The results showed positive changes such as increased participation and interaction of students with ASD during Physical Education classes with the use of small strategies in the activities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectASDpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleEducação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo.pt_BR
dc.title.alternativeSchool physical education and inclusion of students with Autism Spectrum Disorder.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5566972562649231pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoA inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na disciplina de Educação Física é um processo crescente nos dias atuais e exige um trabalho com objetivos bem definidos a fim de se explorar todas as capacidades e potencialidades destas crianças. Diante disso, essa dissertação apresenta três estudos. No primeiro, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de verificar a produção atual nesse campo e encontrar subsídios que auxiliassem os outros estudos. Identificou-se nessa revisão a importância da Educação Física para a inclusão dos alunos com TEA e algumas estratégias que podem auxiliar os professores. A partir disso, foi realizada uma análise do processo de inclusão em um contexto educacional brasileiro em que percebeu-se, através de entrevistas com alguns professores de Educação Física, que a inclusão de alunos com TEA gera desafios e é um processo difícil por questões como falta de formação dos professores e a não utilização de adaptações e estratégias nas aulas com esses alunos. Tendo em vista essas questões, no estudo 3 foi realizada uma intervenção em que três professores de Educação Física adaptaram suas aulas de acordo com as necessidades de seus alunos com TEA e assim constatou-se a eficácia dessas adaptações de forma prática na inclusão desses alunos. Os resultados demonstraram mudanças positivas como aumento na participação e interação dos alunos com TEA durante as aulas de Educação Física com a utilização de pequenas estratégias nas atividades.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Síglia Pimentel Höher


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem