Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo.
dc.creator | Oliveira, Calleb Rangel de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T20:03:49Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-24T20:03:49Z | |
dc.date.issued | 2017-03-03 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Calleb Rangel de. Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7767 | |
dc.description.abstract | The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education is a growing process in the current day and requires a work with well defined objectives in order to explore all the abilities and potentialities of these children. Therefore, this dissertation presents three studies. In the first one, a literature review was carried out with the objective of verifying the current production in this field and finding subsidies that would help the other studies. It was identified in this review the importance of Physical Education for the inclusion of students with ASD and some strategies that can help teachers. From this, an analysis of the inclusion process was carried out in a Brazilian educational context in which it was realized, through interviews with some Physical Education teachers, that the inclusion of students with ASD poses challenges and is a difficult process due to questions such as Lack of teacher training and the lack of adaptations and strategies in class with these students. Considering these issues, in study 3 an intervention was performed in which three Physical Education teachers adapted their classes according to the needs of their students with TEA and thus the effectiveness of these adaptations was verified in a practical way in the inclusion of these students. The results showed positive changes such as increased participation and interaction of students with ASD during Physical Education classes with the use of small strategies in the activities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | ASD | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.title | Educação Física escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. | pt_BR |
dc.title.alternative | School physical education and inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5566972562649231 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.description.resumo | A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na disciplina de Educação Física é um processo crescente nos dias atuais e exige um trabalho com objetivos bem definidos a fim de se explorar todas as capacidades e potencialidades destas crianças. Diante disso, essa dissertação apresenta três estudos. No primeiro, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de verificar a produção atual nesse campo e encontrar subsídios que auxiliassem os outros estudos. Identificou-se nessa revisão a importância da Educação Física para a inclusão dos alunos com TEA e algumas estratégias que podem auxiliar os professores. A partir disso, foi realizada uma análise do processo de inclusão em um contexto educacional brasileiro em que percebeu-se, através de entrevistas com alguns professores de Educação Física, que a inclusão de alunos com TEA gera desafios e é um processo difícil por questões como falta de formação dos professores e a não utilização de adaptações e estratégias nas aulas com esses alunos. Tendo em vista essas questões, no estudo 3 foi realizada uma intervenção em que três professores de Educação Física adaptaram suas aulas de acordo com as necessidades de seus alunos com TEA e assim constatou-se a eficácia dessas adaptações de forma prática na inclusão desses alunos. Os resultados demonstraram mudanças positivas como aumento na participação e interação dos alunos com TEA durante as aulas de Educação Física com a utilização de pequenas estratégias nas atividades. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.