Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica.

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Data
2017-01-09Autor
Proença, Kátia Aparecida Poluca
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Mostrar registro completoResumo
A dissertação está estruturada em três capítulos e tem como objetivo argumentar que
Rousseau planejou a educação da mulher com base na formação cívica. O autor
defende que, no ambiente familiar, a mulher honrosa e virtuosa transmitirá esta
educação aos seus filhos. No primeiro capítulo, exploram-se os aspectos da vida de
Rousseau, destacando sua relação com as mulheres para estabelecer os vínculos
femininos em sua vida como fonte de sua interpretação a respeito do modo como
deveria ser conduzida a educação da mulher. Outro aspecto abordado nesse capítulo
é a compreensão sobre o universo feminino até o século XVIII, a fim de se
compreender o modo como a mulher era vista pela sociedade da época e a
importância da visão rousseauniana nesse contexto. No segundo capítulo, serão
apresentadas investigações nas obras de Rousseau para analisara proposta de
educação cívica para a mulher. Neste capítulo, investigam-se as três principais obras
(Emílio ou Da Educação (1762) em especial o Livro V; Júlia, ou, a Nova Heloísa (1757)
e Emile e Sophie ou os Solitários (1778)). Conclui-se que Rousseau enaltece a
conduta das mulheres que visam à honra, à virtude e à moral em suas ações e planeja
a educação do jovem educando conectada ao ideal formativo pensado para as
mulheres. No último capítulo, exploram-se as três obras políticas (Do Contrato Social
(1762), Projeto de Constituição para a Córsega (1764), Considerações Sobre o
Governo da Polônia (1771)) e teoriza-se sobre as relações de amor à pátria e a
respeito da conduta dos cidadão sem relação à educação cívica da mulher com a
finalidade do bom funcionamento da república. A pesquisa utilizou-se dos métodos
descritivo e analítico da filosofia pedagógica de Rousseau.
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