dc.creator | Proença, Kátia Aparecida Poluca | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T20:07:21Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-24T20:07:21Z | |
dc.date.issued | 2017-01-09 | |
dc.identifier.citation | PROENÇA, Kátia Aparecida Poluca. Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7771 | |
dc.description.abstract | The Master's Thesis is structured in three chapters and has as its goal to argue that
Rousseau planned woman’s education based on civic formation. The author defends
that, on family environment, the honorable and righteous woman will pass on this
education to her children. On the first chapter, we explore Rousseau’s life aspects,
highlighting his relationship with women to establish feminine links on his life as a
source of his interpretation concerning the way woman’s education should be led.
Another approached aspect on this chapter is the female universe comprehension until
the XVIIIth century in order to understand the way woman was seen by that period’s
society and the importance of Rousseau’s vision on this context. On the second
chapter, investigations on Rousseau’s work are presented for us to analyze woman’s
civics’ education proposal. On this chapter the three main works (Emílio or Da
Educação (1762) specially Book V; Júlia, or, the Nova Heloísa (1757) andEmile e
Sophie or the Solitaries (1778)) are investigated. In conclusion, Rousseau praises
women’s conduct that aim honor, virtue and morality on their actions and plans the
young pupil’s education connected to the ideal formative planned to women. On the
last chapter, we explore the three politics works (Do Contrato Social (1762), Projeto
de Constituição para a Córsega (1764), Considerações Sobre o Governo da Polônia
(1771)) and we theorized about the homeland love relations and about the citizen
without woman’s civic education relation with the proper republic’s functioning purpose.
The research drew on the descriptive and analytic methods of Rousseau’s pedagogical
philosophy. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Rousseau | pt_BR |
dc.subject | Educação cívica | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Civic education | pt_BR |
dc.subject | Woman | pt_BR |
dc.title | Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica. | pt_BR |
dc.title.alternative | Rousseau: women's education and civic formation. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2500235381177730 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7408879749508088 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação está estruturada em três capítulos e tem como objetivo argumentar que
Rousseau planejou a educação da mulher com base na formação cívica. O autor
defende que, no ambiente familiar, a mulher honrosa e virtuosa transmitirá esta
educação aos seus filhos. No primeiro capítulo, exploram-se os aspectos da vida de
Rousseau, destacando sua relação com as mulheres para estabelecer os vínculos
femininos em sua vida como fonte de sua interpretação a respeito do modo como
deveria ser conduzida a educação da mulher. Outro aspecto abordado nesse capítulo
é a compreensão sobre o universo feminino até o século XVIII, a fim de se
compreender o modo como a mulher era vista pela sociedade da época e a
importância da visão rousseauniana nesse contexto. No segundo capítulo, serão
apresentadas investigações nas obras de Rousseau para analisara proposta de
educação cívica para a mulher. Neste capítulo, investigam-se as três principais obras
(Emílio ou Da Educação (1762) em especial o Livro V; Júlia, ou, a Nova Heloísa (1757)
e Emile e Sophie ou os Solitários (1778)). Conclui-se que Rousseau enaltece a
conduta das mulheres que visam à honra, à virtude e à moral em suas ações e planeja
a educação do jovem educando conectada ao ideal formativo pensado para as
mulheres. No último capítulo, exploram-se as três obras políticas (Do Contrato Social
(1762), Projeto de Constituição para a Córsega (1764), Considerações Sobre o
Governo da Polônia (1771)) e teoriza-se sobre as relações de amor à pátria e a
respeito da conduta dos cidadão sem relação à educação cívica da mulher com a
finalidade do bom funcionamento da república. A pesquisa utilizou-se dos métodos
descritivo e analítico da filosofia pedagógica de Rousseau. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Neiva Afonso | |