Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorProença, Kátia Aparecida Poluca
dc.date.accessioned2021-06-24T20:07:21Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:07:21Z
dc.date.issued2017-01-09
dc.identifier.citationPROENÇA, Kátia Aparecida Poluca. Rousseau: a educação da mulher e sua formação cívica. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7771
dc.description.abstractThe Master's Thesis is structured in three chapters and has as its goal to argue that Rousseau planned woman’s education based on civic formation. The author defends that, on family environment, the honorable and righteous woman will pass on this education to her children. On the first chapter, we explore Rousseau’s life aspects, highlighting his relationship with women to establish feminine links on his life as a source of his interpretation concerning the way woman’s education should be led. Another approached aspect on this chapter is the female universe comprehension until the XVIIIth century in order to understand the way woman was seen by that period’s society and the importance of Rousseau’s vision on this context. On the second chapter, investigations on Rousseau’s work are presented for us to analyze woman’s civics’ education proposal. On this chapter the three main works (Emílio or Da Educação (1762) specially Book V; Júlia, or, the Nova Heloísa (1757) andEmile e Sophie or the Solitaries (1778)) are investigated. In conclusion, Rousseau praises women’s conduct that aim honor, virtue and morality on their actions and plans the young pupil’s education connected to the ideal formative planned to women. On the last chapter, we explore the three politics works (Do Contrato Social (1762), Projeto de Constituição para a Córsega (1764), Considerações Sobre o Governo da Polônia (1771)) and we theorized about the homeland love relations and about the citizen without woman’s civic education relation with the proper republic’s functioning purpose. The research drew on the descriptive and analytic methods of Rousseau’s pedagogical philosophy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRousseaupt_BR
dc.subjectEducação cívicapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCivic educationpt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.titleRousseau: a educação da mulher e sua formação cívica.pt_BR
dc.title.alternativeRousseau: women's education and civic formation.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2500235381177730pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7408879749508088pt_BR
dc.description.resumoA dissertação está estruturada em três capítulos e tem como objetivo argumentar que Rousseau planejou a educação da mulher com base na formação cívica. O autor defende que, no ambiente familiar, a mulher honrosa e virtuosa transmitirá esta educação aos seus filhos. No primeiro capítulo, exploram-se os aspectos da vida de Rousseau, destacando sua relação com as mulheres para estabelecer os vínculos femininos em sua vida como fonte de sua interpretação a respeito do modo como deveria ser conduzida a educação da mulher. Outro aspecto abordado nesse capítulo é a compreensão sobre o universo feminino até o século XVIII, a fim de se compreender o modo como a mulher era vista pela sociedade da época e a importância da visão rousseauniana nesse contexto. No segundo capítulo, serão apresentadas investigações nas obras de Rousseau para analisara proposta de educação cívica para a mulher. Neste capítulo, investigam-se as três principais obras (Emílio ou Da Educação (1762) em especial o Livro V; Júlia, ou, a Nova Heloísa (1757) e Emile e Sophie ou os Solitários (1778)). Conclui-se que Rousseau enaltece a conduta das mulheres que visam à honra, à virtude e à moral em suas ações e planeja a educação do jovem educando conectada ao ideal formativo pensado para as mulheres. No último capítulo, exploram-se as três obras políticas (Do Contrato Social (1762), Projeto de Constituição para a Córsega (1764), Considerações Sobre o Governo da Polônia (1771)) e teoriza-se sobre as relações de amor à pátria e a respeito da conduta dos cidadão sem relação à educação cívica da mulher com a finalidade do bom funcionamento da república. A pesquisa utilizou-se dos métodos descritivo e analítico da filosofia pedagógica de Rousseau.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Neiva Afonso


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem