Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL.
Abstract
O modelo omnilateral de educação, de acordo com o pensamento marxista, devolve
ao homem a possibilidade de revolucionar sua postura e o seu pensamento diante
do sistema capitalista, podendo, desse modo, transformar o quadro de
desigualdades inerentes à sociedade. Partindo do acima exposto, nesta dissertação
abordamos as discussões no âmbito da educação, a respeito dessa formação
humana a partir das concepções marxistas sobre omnilateralidade, o ensino
integrado e trabalho como princípio educativo. Fazemos uma análise das
possibilidades dessa formação através do ensino médio de nível técnico, trazendo
como referência o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pelotas –
IFSul. Abordamos o Projeto de Desenvolvimento Institucional- PDI- do IFSul,
trazendo alguns pontos de intencionalidade que evidenciam a preocupação com
uma prática pedagógica voltada à formação integral. Seguimos com uma
contextualização histórica no sentido de situar o leitor quanto às alterações que se
aplica no Brasil a cada mudança política no setor educacional. Aprofundamos
algumas discussões a respeito da concepção de ensino médio integrado, partindo
do pressuposto de que a educação voltada para o trabalho, como é o caso das
escolas técnicas, encontra dificuldades em articular formação humana e mercado.
Através da literatura fundamentada nos pensamentos de Marx e também com o
auxílio de autores que pensam a educação com a ideia de formação através da ação
educativa, frente ao papel formador que ela representa como referência no processo
de autonomia, transformação e liberdade, concluímos que a concepção de politecnia
se apresenta como uma possibilidade de superação das limitações impostas pelos
discursos inócuos e transitórios.
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